Como utilizar shampoo, condicionador e máscara? E quais são suas funções?

Hoje aqui do Dicas Para O Cabelo, o assunto é "Como utilizar shampoo, condicionador e máscara? E quais são suas funções?" Que tal descobrir se você sabe ou não usar? Vem comigo ;)
shampoo abre as cutículas do cabelo e limpa as impurezas que os fios adquirem no dia a dia.
O condicionador tem a função de fechar a cutícula deixando os fios macios e hidratados.
Se você usar só o shampoo, além das cutículas ficarem abertas, seu cabelo ficará com aspecto duro e vai ressecá-lo.

Existem máscaras como: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Muitas pessoas utilizam as três como sendo cronograma capilar. Falei um pouco sobre isso em outro artigo.

A máscara é utilizada para devolver todos os nutrientes que o cabelo perdeu por utilizar química como, por exemplo, coloração, alisamento, etc.

Ordem de uso: Usar primeiro o shampoo, depois a máscara e por ultimo o condicionador.

Não devemos usar o condicionador antes da máscara porque as cutículas do cabelo precisam estar abertas e o condicionador as fecha, então, para a máscara funcionar é necessário utilizá-la após o shampoo (abre as cutículas).
O condicionador possui o pH mais baixo que o do shampoo. Alguns condicionadores possuem pH mais baixo até que o pH da máscara, portanto, é sempre bom usar o condicionador após a máscara, assim, a máscara surtirá efeito com as cutículas estando abertas e o condicionador por possuir pH mais baixo fechará com sucesso as cutículas.

Não devemos aplicar a máscara com o cabelo molhado e sim úmido. Ao aplicar com o cabelo molhado o produto é diluído e perde a eficiência. Retirou o shampoo, seque o cabelo com uma toalha sem esfregar, apertando suavemente para retirar o excesso de água, desembarace com um pente largo e depois aplique a máscara. Essa dica também vale para o condicionador.

Importantíssimo: Nunca, jamais, em tempo algum meta a mão dentro da máscara. A sua pele possui o pH mais alto que o pH da máscara, portanto, se colocar a mão na máscara você estragará o poder da máscara. Como assim estragar? Você alterará o pH da máscara e o poder da máscara já não será mais o mesmo que o pH original. Existem casos da máscara inclusive azedar. O mesmo ocorre se você usar colher de ferro, inox, madeira... o pH desses utensílios estraga a máscara e já era o produto que você comprou. Isso é válido para qualquer produto, exemplo, coloração. Para esses produtos é indicado somente utensílios de plástico como colher e pás.


Como devemos aplicar a mascara? O ideal é aplicar a mascara mecha por mecha enluvando bem, começando pela nuca e finalizando na testa, ou seja, aplicar a máscara como se estivesse aplicando uma coloração, o procedimento é o mesmo.

Aplicando a máscara nos tipos de cabelo:
Cabelos normais a secos: Deve ser aplicado a partir de dois até quatro dedos de distância da raiz.
Cabelos mistos e oleosos: Do meio do cabelo às pontas.
O importante é nunca aplicar a máscara na raiz, em nenhum tipo de cabelo.

Lembrando que muitas máscaras (nem todas) possuem o ph mais alto que o condicionador, então, sempre é bom ao retirar a máscara, finalizar com o condicionador para fechar 100% à cutícula dos fios. Tem gente que usa somente a máscara quando esta tem pH muito baixo, mas como não são todas as máscaras que possuem pH mais baixo que de condicionadores, eu particularmente prefiro usar máscara e depois finalizar a lavagem com condicionador.
Nunca passe do tempo. Siga as instruções recomendadas na embalagem para deixar a máscara agir.

Depois que aplicar a mascara, prenda o cabelo e coloque uma touca laminada, touca de banho ou toalha morna. O calor ajuda abrir as cutículas do cabelo garantindo a eficiência do produto. Não citei toucas térmicas porque geralmente fornecem calor alem do normal e isso danifica a estrutura dos fios, podendo até mesmo queimar o couro cabeludo. No caso da touca laminada, aconselho que use uma touca de plástico por baixo, pois o laminado solta nos fios capilares, portanto, com o tempo seu cabelo poderá sofrer consequências.

Não devemos deixar resíduos no cabelo. Depois da hidratação, enxague bem até que o produto saia completamente. Muita gente pensa que deixar resíduos de máscara ou condicionador faz bem para os fios, mas isso só faz mal. Não retirar esses resíduos pode deixar os cabelos opacos, pesados e até causar queda.

Quanto à água, a sua temperatura faz toda a diferença. Antes da máscara, a água morna é indispensável porque ajuda abrir a cutícula do cabelo, mas na hora de enxaguar a máscara, a temperatura precisará ser morna para quase fria para selar a cutícula e evitar fios arrepiados deixando-os brilhosos. Não é bom utilizar água quente. A quente demais tira a proteção natural dos fios, e a fria não remove toda a oleosidade.

Importante: A água mineral tanto faz se com ou sem gás além de possuir minerais, não possui cloro, então, o nosso cabelo fica muito melhor quando utilizamos água mineral.


Agora, por causa da falta de água, estamos tendo que fazer racionamento e diversos salões de beleza estão usando água mineral, ou seja, as pessoas que lavam o cabelo semanalmente no salão, com certeza estão com o cabelo mais saudável.


Não vicia usar sempre o mesmo shampoo, condicionador ou máscara, por tanto, se você gosta de algum específico, fique feliz, poderá utilizá-lo sempre. O que acontece é que o produto fica impregnado no couro cabeludo, então, é muito importante usar shampoo anti-resíduo de quinze em quinze dias para remover o acúmulo de produtos que ficou em seu cabelo. 

Shampoo com ou sem sal. O cloreto de sódio (sal) é usado no shampoo com a finalidade de dar consistência ao produto, porém, pouca quantidade, portanto, não interfere na saúde dos fios. Os shampoos que em sua embalagem diz: “Sem Sal” possui sal sim, mas pouca quantidade e muitas das vezes trocam o Cloreto de Sódio por lauril sulfato de sódio ou o lauril éter sulfato de sódio, ou seja, todos os shampoos sem exceção usam sal em sua formula, mas não estraga o cabelo e também não diminui o tempo da escova progressiva, portanto, se você faz escova progressiva, fique feliz!

Como lavar os cabelos:
Esfregue o shampoo (Quantidade equivalente a uma moeda de um real) entre as mãos e espalhe por toda a cabeça, massageando o couro cabeludo com as pontas dos dedos sem o uso das unhas e desça pelo comprimento sem esfregar ou embolar os fios. Se você achar necessário, repita o procedimento.
Retire o excesso de água com uma toalha para passar o condicionador, assim, os fios absorverão melhor o condicionador. Massageie o condicionador da mesma forma como dito anteriormente com relação à máscara. Enxague por cerca de dois minutos ou até a água ficar límpida.

É importante para uma higiene profunda, utilizar um shampoo anti-resíduos a cada quinze dias. Este shampoo remove os produtos que ficaram acumulados nos fios durante as lavagens diárias, assim, como leave-in, silicones, etc.

Após o banho, seque o cabelo com cuidado envolvendo as mechas numa toalha e pressionando levemente da raiz as pontas.

Lavar o cabelo todos os dias não faz mal, mas se você quiser fazer isso, retirará a oleosidade natural que o couro cabeludo produz para proteger o cabelo e com isso seu cabelo ficará ressecado. Por conta disso, aconselho que lave seu cabelo um dia sim, um dia não. Caso ainda sim prefira lavar todos os dias, procure usar máscaras nutritivas pelo menos duas vezes no mês.

Dormir com os cabelos molhados faz mal, porque seu cabelo poderá obter fungos, fora o fato de você correr o risco de ficar resfriada.

Utilize os cremes para pentear após o banho para desembaraçar os fios, protegê-los das agressões do dia-a-dia e controlar o volume. Eles podem ser aplicados nos cabelos úmidos ou secos e não precisam de enxague.

Apesar de muitos falarem que não faz mal utilizar chapinha, nem tão pouco secador de cabelo todo dia, desde que antes seja utilizado um produto termo ativado, eu não aconselho. Usar uma vez ou outra, tudo bem, mas usar todo dia e principalmente após a hidratação não faz o menor sentido. Um cabelo que necessita de tratamento ou é porque está ressecado, poroso e/ou elástico. Repor hidratação  (água) em um cabelo que necessita, depois secar e usar chapinha, repito que não faz sentido, afinal, o calor seca a água e a chapinha ainda desidrata, retirando totalmente a hidratação (água) que foi depositada. O 
uso da chapinha só é necessário nos dias de reconstrução com o princípio ativo sendo queratina. A queratina só penetra nos fios se receber o calor da chapinha. Somente secador não é o suficiente para repor queratina.

Dica: Procure pentear o cabelo no banho. Isso ajudará a desembaraçar e espalhar o produto por entre os fios.

Além da postagem citada logo no início dessa postagem chamada Meu Cronograma Capilar, aconselho que leia também sobre o óleo mineral clicando aqui.


Por favor: Eu peço para você curtir e/ou comentar sobre esse artigo, na fan page ou grupo do site lá no Facebook. Somente assim, eu saberei se os meus artigos estão te ajudando. Se você ficar em silêncio, não estará colaborando com a minha intenção de te ajudar.

Eu espero que tenha gostado das Dicas Para O Cabelo de hoje :)

Atenção! Todas as resenhas que eu faço são baseadas nas minhas experiências, portanto, o fato de um produto ter dado certo comigo, não significa que dará certo com você ou vice versa, por isso, é natural que algumas pessoas gostem dos produtos e outras não.