Água Oxigenada

Oie... O assunto de hoje aqui no Dicas Para O Cabelo é Peróxido De Hidrogênio. Conhecido popularmente como Água Oxigenada. Como é o uso do oxidante nas colorações permanentes, tonalizantes e pó descolorante? Você sabe? Não? Então, vem comigo! ;)

Muitos pensam que o oxidante abre a cutícula e faz o clareamento, mas quem faz isso é a amônia.
O oxidante que é conhecido popularmente como água oxigenada, tem em sua composição água + oxigênio. É o oxidante que ativa o funcionamento da amônia e por fim fecha a cutícula.

Usamos na coloração permanente, tonalizante e pó descolorante:

  1. Oxidante   3% (10Vol.): Fixa a coloração;
  2. Oxidante   6% (20Vol.): Clareia um tom;
  3. Oxidante   9% (30Vol.): Clareia dois tons;
  4. Oxidante 12% (40Vol.): Clareia três tons.

    Por quê 3%, 6%, 9% e 12%? A porcentagem significa a quantidade em porcentagem de oxidante misturada em um litro de água. E quanto maior a porcentagem do oxidante, maior é o seu poder de ação e menor é o tempo de sua permanência no cabelo.

    Não é o oxidante que clareia os fios, mas sim a amônia. O oxidante sozinho consegue um leve clareamento. Exemplo: Leve clareamento na nossa penugem (pelo corporal), pois a penugem é o pelo fino que cobre boa parte do nosso corpo. O clareamento não é rápido.

    O oxidante 3% ou 10 volumes é também conhecido como Emulsão Reveladora. A emulsão reveladora é menor ou igual a 3%.

    O oxidante 12% não é compatível com muitas químicas, portanto, eu Paula não aconselho o uso do oxidante 12%. Exemplo de química não compatível: Escova progressiva dependendo de seu princípio ativo.

    Mesmo sendo químicas compatíveis, não dispense o teste de mechas. Você já está acostumado com uma determinada química e por isso não faz teste de mecha? Sinto lhe dizer, mas química e cabelo são como uma caixinha de surpresas. Faça teste de mecha.

    Para somente fixar a coloração, é usado oxidante de no máximo 3%.
    Esse oxidante fixa a coloração externamente e fecha a cutícula depositando essa coloração. É muito usado por tonalizantes (não possui amônia). Fecha a cutícula depositando cor externamente e dá brilho.

    Existem profissionais falando na Internet, que usam oxidante 3% para descolorir, inclusive para atingir o amarelo claro e tonalizar no tom platinado.

    Se 3% funciona para descolorir, eu acredito que deva ser muito cansativo para o cliente e também para o profissional, visto que com certeza serão muitas horas de espera.

    Já o oxidante 6% é utilizado para abrir 1 tom e fixar uma coloração permanente. O oxidante 6% também é utilizado para cobrir fios brancos e escurecer o cabelo.

    O oxidante 9% é utilizado para abrir 2 tons e fixar coloração permanente. Não serve para cobrir fios brancos e escurecer o cabelo.

    O oxidante 12%, como eu disse acima não é compatível com muitas químicas, portanto, não aconselho seu uso, mas ele é utilizado para abrir três tons e fixar a coloração permanente. Não serve para cobrir fios brancos e escurecer o cabelo.

    Os oxidantes 6%, 9% e 12% servem não só para colorir, mas também para descolorir. Para descolorir, cada um tem um tempo de ação. Esse tempo não é específico, depende unicamente da experiência profissional. Resumindo, depende do "olhômetro" do profissional.

    Atualização sobre oxidante 3%: 
    Eu disse acima que alguns profissionais tem usado oxidante 3% para descolorir o cabelo. Nunca usei o 3% para isso, mas eu acredito que funciona. Também disse acima que com certeza o tempo de ação é maior e que tanto o profissional, quanto o cliente ficam por horas esperando o cabelo abrir no tom desejado.
    Aí você me pergunta:
    Paula, o oxidante não é utilizado somente para fixar a coloração e fechar a cutícula? Sim, mas é o oxidante que dá poder para a amônia clarear o cabelo, portanto, quanto maior a porcentagem do oxidante, mais poder tem a amônia para clarear. Quanto menor a porcentagem do oxidante, menos poder tem a amônia para clarear. Pensando por esse lado, o oxidante 3% também dá poder para a amônia clarear. O tempo de ação no cabelo é o que determinará o poder de clareamento da amônia. Pense o seguinte:
    • 40 minutos de oxidante 3% com descolorante dará um tom;
    • 40 minutos de oxidante 6% com descolorante dará outro tom;
    • 40 minutos de oxidante 9% com descolorante dará outro tom;
    • 40 minutos de oxidante 12% com descolorante dará outro tom.
    Bastará o profissional e o cliente terem paciência de esperar o produto agir. O tempo vale para qualquer oxidante, ou seja, 3%, 6%, 9% ou 12%.

    O fabricante determina um tempo para o poder de ação ser eficaz, mas após esse tempo o produto continua agindo, porém, mais devagar. Repito! devagar, porém, continua agindo. 

    Os profissionais que estão utilizando 3% para descolorir, pensam que assim estão protegendo o cabelo da cliente. Eu como disse não testei, mas qualquer oxidante tem a mesma química, porém, com uma concentração maior ou menor para determinar o tempo de ação da amônia. Pensando por esse lado, não vejo sentido usar 3% para descolorir um cabelo. Vamos supor que cinco horas de descoloração com 3% tenha o mesmo resultado que uma hora de descoloração com 9%. Na minha concepção, um cabelo com a cutícula exporta por cinco horas, corre o risco de ficar mais elástico que um cabelo exposto por uma hora.
    Outra coisa! Apesar da concentração da química determinar um tempo, será que o cabelo aguentará esse tempo? Só quem poderá responder isso é o profissional, que usará nada mais nada menos que o "olhômetro" para verificar se o cabelo aguentará. Não devemos seguir o tempo de ação que o fabricante determina. Devemos utilizar o "olhômetro" de acordo com o que nós profissionais aprendemos. Se você não é profissional não coloque o seu cabelo ou o cabelo de outro em risco.

    Você profissional quer testar oxidante 3% para descolorir? Compre mecha de cabelo natural de cor preto e teste ;)

    Repito! Ainda não testei. Acredito que funcione, mas eu não usaria. Eu uso oxidante de 3% para matizar, 6% e 9% para descolorir e colorir.

    Muitos clientes tem o sonho de ter o cabelo louro platinado, mas sinceramente! Se o cabelo não aguenta, é melhor ter o louro dourado que correr o risco de ficar com o cabelo detonado. Rimou, rs...

    Meu próximo post será sobre amônia.

    Por favor: Eu peço para você curtir e/ou comentar sobre esse artigo, na fan page ou grupo do site lá no Facebook. Somente assim, eu saberei se os meus artigos estão te ajudando. Se você ficar em silêncio, não estará colaborando com a minha intenção de te ajudar.

    Eu espero que tenha gostado das Dicas Para O Cabelo de hoje :)

    Atenção! Todas as resenhas que eu faço são baseadas nas minhas experiências, portanto, o fato de um produto ter dado certo comigo, não significa que dará certo com você ou vice versa, por isso, é natural que algumas pessoas gostem dos produtos e outras não.