O que é desamarelador e para que serve?

Hoje aqui no Dicas Para O Cabelo, eu trouxe um assunto que muitos pelo que percebi não sabem usar corretamente, então, vem comigo! ;)
Iniciarei explicando o seguinte: Desamarelador não é o mesmo que matizador. Quando um profissional usa o termo matizar, ele se refere ao uso do tonalizante (não contém amônia) ou coloração (contém amônia) que terá o acréscimo do oxidante 3% ou 6% + água morna. A matização é feita no lavatório.

Já o desamarelador não possui amônia e nem oxidante, só possui pigmento e dura no máximo duas lavagens. Na verdade funciona como um tratamento para desamarelar os fios. Eu indico para as minhas clientes usarem como manutenção quinzenal.

Eu não gosto de descolorir um cabelo e em seguida utilizar tonalizante (fixa superficialmente com oxidante 3%) e/ou desamarelador. Apesar do tonalizante usar oxidante 3%, também não dura muito já que também não possui amônia. O desamarelador não tem amônia e não usa oxidante, portanto, usá-los após a descoloração o cabelo oxidará (amarelará) mais rápido.

O desamarelador só tem pigmento, portanto, sai do cabelo depois de algumas lavagens (geralmente duas lavagens).
Eu gosto de aplicar coloração permanente (possui amônia), visto que ao descolorir um cabelo, este ficou sem pigmento (facilmente oxida). Quando aplicamos coloração permanente, a coloração do cabelo dura uns quinze dias sem oxidar e com o cliente usando manutenção quinzenal (máscara demalaredora), o resultado será um cabelo lindo e cliente feliz!

Tem profissional que não aplica coloração permanente após descoloração, eu particularmente não concordo com isso, mas cada profissional é cada profissional.

Após a descoloração, eu uso coloração permanente + ox 6% + água morna. Lembrando que apesar de ter um pouco de água morna, a coloração é permanente e o oxidante 6% abre um tom, então, cuidado! O "olhômetro" é muito importante.

Quando o cliente faz manutenção comigo, eu faço a mesma mistura, mas substituo o ox 6% pelo de 3%. A intenção é desamarelar sem alterar a cor, ou seja, dar brilho e fixar a cor sem abrir tons.

As duas formas que eu faço, são chamadas de matização. Eu não uso desamarelador nas minhas clientes, mas indico para usarem em casa como manutenção, pois o desamarelador é muito importante para as clientes manterem o cabelo com a cor impecável, além de ser mais prático que fazer misturas em casa.

Apesar dos desamareladores durarem geralmente apenas duas lavagens, na hora de aplicar deve-se ter muito cuidado! Pois existem desamareladores muito fortes e podem deixar o cabelo com cor de pelo de rato, para evitar que isso ocorra é necessário seguir o folheto explicativo do produto. Muitos pedem para serem misturados a uma máscara capilar de cor branco. Isso evitará ter um rato na cabeça rs...
Caso o seu cabelo tenha ficado com cor de pelo de rato, acalme-se! Sério! O desamarelador como dito anteriormente, não possui oxidante muito menos amônia, portanto, com muita calma lave o cabelo com shampoo (cremoso) mais de uma vez, aplique o shampoo mecha por mecha e massagei-as uma à uma. Fazendo assim, você conseguirá remover o excesso do desamarelador. Muitos quando ficam com o cabelo cor pelo de rato, passam shampoo no cabelo todo de uma vez e se desesperam porque demora a sair. Se passar shampoo apenas em uma mecha e massageá-la, depois outra, outra e outra até o final e com calma, a cor pelo de rato sairá. O certo é dar atenção uma a uma.

Recapitulando:
  • Coloração permanente - Possui amônia, portanto, abre a cutícula e clareia. O oxidante deposita a coloração fixando e fechando a cutícula. É o que eu mais gosto de usar para repor pigmento após a descoloração, usando oxidante 6%. Para matizar um cabelo que já possui pigmento, eu uso coloração permanente com oxidante 3%.
  • Tonalizante - Não possui amônia, portanto, não abre a cutícula e nem clareia. É utilizado oxidante de no máximo 3% (conhecido também como emulsão reveladora), portanto, a função do tonalizante é fixar a cor artificialmente nos fios. Como utiliza oxidante 3% para fixar, então, dura um pouco mais que o desamarelador.
  • Desamarelador - Não possui amônia e nem oxidante, só possui pigmento, portanto, serve somente para mascarar a cor. Dura geralmente apenas duas lavagens quando o cabelo não possui pigmento (não foi matizado). Se o cabelo fo descolorido seguido de matização, aí sim o desamarelador durará mais que duas lavagens. Existem casos que duram até 15 dias, mas o cabelo tem que ter pigmento. O uso do matizador, não dispensa o desamarelador.
Cabelo descolorido e depois matizado com coloração permanente, a cor durará mais tempo, então, nesse caso o uso do desamarelador fará sentido, afinal, ele será usado para desamarelar um cabelo que possui pigmento, portanto, o desamarelador durará um pouco mais!

Não sou a favor do uso de desamareladores nos salões. Desamarelador na minha concepção é para ser usado quinzenalmente como manutenção pelos clientes em casa. No salão sem dúvida é mais viável o uso de matizadores (coloração permanente+oxidante+água morna).

Você encontra ótimos desamareladores: aqui.

Por favor: Eu peço para você curtir e/ou comentar sobre esse artigo, na fan page ou grupo do site lá no Facebook. Somente assim, eu saberei se os meus artigos estão te ajudando. Se você ficar em silêncio, não estará colaborando com a minha intenção de te ajudar.

Eu espero que tenham gostado das Dicas Para O Cabelo de hoje :)

Atenção! Todas as resenhas que eu faço são baseadas nas minhas experiências, portanto, o fato de um produto ter dado certo comigo, não significa que dará certo com você ou vice versa, por isso, é natural que algumas pessoas gostem dos produtos e outras não.