Venha nos conhecer

Colorimetria, neutralizando a coloração indesejada - Parte 1

Oie... A dica para o cabelo de hoje é sobre neutralização utilizando a colorimetria.
Neutralização é o termo usado para quem quer colorir o cabelo sem precisar corrigi-lo depois, ou seja, já colorir os fios da forma correta neutralizando a cor indesejada.

Altura de tom (base natural) é a coloração natural do seu cabelo. Veja a numeração da altura de tom:

Fundo de clareamento é a cor que é revelada na base natural (Altura de tom) do seu cabelo. Sabe aquela cor que reflete com a luz do sol? Esta cor é chamada de fundo de clareamento. Veja agora qual é o fundo de clareamento de cada altura de tom (base natural):
ATENÇÃO: A imagem utilizada aqui é baseada na colorimetria universal.

Você reparou que o fundo de clareamento de cada altura de tom é uma cor indesejada? Quem por, exemplo, desejaria ter o cabelo louro claríssimo (10) com fundo de clareamento amarelo muito claro? Ou quem desejaria ter o cabelo preto (1) com o fundo de clareamento vermelho? Ninguém, não é? É isso que eu vou explicar hoje.

O que é Estrela de Oswald? É uma das principais ferramentas usadas para trabalhar o processo de neutralização e correção de tons indesejáveis. O profissional também pode criar uma nova cor através dessa ferramenta. Veja imagem:

Vou usar algumas numerações da altura de tom como exemplos para que você possa entender.

  • 1º Exemplo:
    • Se você tem o cabelo na cor entre o 1 e o 4 (Veja a tabela altura de tom), mas deseja colorir o seu cabelo de louro escuro (6), olhando a tabela altura de tom e fundo de clareamento o louro escuro possui o fundo de clareamento alaranjado. Veja a tabela novamente e confira. 
    • Como fazer para você colorir o seu cabelo de louro escuro (6) neutralizando o alaranjado? Utilizando uma coloração que possua como reflexo a numeração 1 que representa o cinza. No caso do exemplo, a coloração a ser usada é a 6.1. 
    • Dê uma olhada na tabela Estrela de Oswald e veja que o cinza neutraliza o laranja. Para quem não sabe: O azul na colorimetria é representado pelo cinza.
  • 2º Exemplo:
    • Se o seu cabelo possui altura de tom 6.0 e você deseja colorir com 10.0, provavelmente o fundo de clareamento do seu cabelo ficará na cor amarelo muito claro. Se você colorir com a coloração 9.0, o seu fundo de clareamento será amarelo claro (Parecerá cor de gema de ovo), veja a tabela altura de tom e fundo de clareamento. Resumindo, o louro não ficará com aparência de cor natural e sim artificial.
    • O que você deve fazer para colorir neutralizando o fundo de clareamento indesejado? Na Estrela de Oswald, o amarelo é neutralizado com o roxo (irisado), então, para que o seu cabelo não tenha fundo de clareamento amarelo claro (9) ou amarelo muito claro (10), basta utilizar a coloração 9.2 ou 10.2.
  • 3º Exemplo:
    • As colorações de 1 ao 4 de acordo com a tabela altura de tom com fundo de clareamento terão o vermelho como fundo de clareamento, então, se uma pessoa tem a altura de tom 5.0 e quer colorir o cabelo com 4.0, ou ela tem altura de tom 3.0 e quer colorir com o 4.0. O que deve ser feito para essa pessoa colorir o cabelo neutralizando o avermelhado?
    • De acordo com a tabela estrela de Oswald, o vermelho é neutralizado pela cor verde que na coloração é conhecido como mate (7), então, bastará usar a coloração 4.7 ou a coloração 3.7.
========================================================================
Você percebeu que na coloração o primeiro número é sempre a altura de tom e o segundo número é sempre o reflexo? O reflexo é o que chamamos de fundo de clareamento correto. Utilizando a coloração corretamente, o seu fundo de clareamento ficará com uma cor linda.
========================================================================
Coloração com dois tons de reflexo

Existem colorações com três números. O reflexo reflete duas cores quando as duas últimas numerações são diferentes, sendo que a primeira prevalece mais. Também existe coloração com o reflexo mais intenso que é quando as duas últimas numerações são iguais.
Exemplos:
  • 7.45 (Louro acobreado acaju):
    • Isso significa que o cabelo da pessoa terá a cor louro com reflexo puxado para o acobreado e algumas nuances na cor acaju.
  • 7.44 (Louro acobreado intenso):
    • Isso significa que o cabelo da pessoa terá a cor louro com reflexo intenso na cor cobre.
Quem tem o cabelo com uma pigmentação muito forte tende a ter o fundo de clareamento ainda mais fechado na coloração indesejada. Aí entram as colorações ditas acima.

Se o seu cabelo tende a ficar com um amarelo muito forte, basta utilizar uma coloração com final ".22" exemplo: 10.22.

Se o seu cabelo tende a ficar com um alaranjado muito forte, basta utilizar uma coloração com final ".11" exemplo: 6.11.
Se você confunde as cores, não sabe se o seu cabelo puxa para o amarelo ou para o laranja, basta utilizar uma coloração com reflexo ".12" ou ".21". Exemplo: 10.21 da Alfaparf Louro Extra Claro Irisé Cinza ou 10.12 Socolor Beauty Matrix Loreal Louro Claríssimo Cinza Violeta.
Hoje, eu falei sobre como colorir o cabelo da forma correta neutralizando a cor indesejada do fundo de clareamento utilizando a colorimetria.

Em breve falarei sobre como misturar as colorações, como matizar/corrigir colorações feitas de forma errada e também falarei sobre cabelos brancos. Aguarde! ;)

Colorimetria, misturando a coloração e obtendo a cor desejada - Parte 2
Colorimetria, matizando/corrigindo o fundo de clareamento indesejado - Parte final

Atenção! Todas as resenhas que eu faço são baseadas nas minhas experiências, portanto, o fato de um produto ter dado certo comigo, não significa que dará certo com você ou vice versa, por isso, é natural que algumas pessoas gostem dos produtos e outras não.

43 comentários:

  1. tirei algumas duvidas minha adorei

    ResponderExcluir
  2. Poxa, tu entende mesmo da coisa hein?! Primeira resenha desse tipo que dá pra entender tudinho, PARABÉNS!

    Agora deixa eu te contar, senta que lá vem história hahaha! Sempre achei que meu cabelo fosse 7.1 (o tal do loiro acinzentado) mas acho que não é. Quando decidi ser loira de vez comecei a usar o 9.1 da Koleston (sei que não é a melhor tintura, mas eu ainda era leiga no assunto rssrrs) O que acontecia? meu cabelo alaranjava. Não muito, mas alaranjava o suficiente pra me incomodar.

    Daí a menina da loja de cosméticos me disse pra pintar com ox 40, acho que acabou amarelando um pouco (nada semelhante a gema de ovo, acho que pq eu tava acostumada com o laranjadinho que me assustei).

    Enfim, resolvi dar um descanso pra juba e to deixando crescer, só pintando onde tava loirão pra igualar a cor, a raiz tá virgem!
    Maaaas o problema é que eu quero voltar a ser loira UASUHAUHS, e sei que meu cabelo clareia com tinta, e eu prefiro tinta do que luzes! Pq meu fio é bem fininho, luzes só vai afinar ainda mais.

    Daí descobri a Alfaparf 9.21 acho que vai dar certo. Ainda mais que vi na tua tabela que o tom 7 abre pro amarelo alaranjado, justamente o problema que eu tinha!

    UUUUFA, escrevi né?! uahshuashuahusa dramas cabelisticos.
    Flor, desde já agradeço a atenção e fico no aguardo da tua opinião. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, fico feliz que tenha gostado e desculpe na demora para responder, eu estou voltando aos poucos, então, responderei na medida do possível a todos. Eu não sei qual é a cor do seu cabelo, você achava que era 7.1, mas não sei se ele é mais escuro ou menos que 7.1, então, fica difícil te responder sem saber, mas a 9.1 até pelo fato de ter o neutralizante cinza (final ".1") ajudará o seu cabelo a não ficar com o reflexo amarelado, mas te dou um conselho, já que você não sabe ao certo a cor do seu cabelo, a dica é você usar o 9.21 Louro Claríssimo Irisé Cinza da Alfaparf, assim, o ".21" neutralizará a cor amarelada e alaranjada. Beijinhos ♥

      Excluir
  3. Olá querida. É a minha primeira visita ao blog e já estou amando. Esclareceu mtas dúvidas q eu tinha mas vou te contar a minha história pra vc me dar uma luz!!! Meu cabelo natural é castanho bem escuro e após uma descoloração global ele ficou manchado. Aí tinha partes avermelhadas, alaranjada e amarelo ovo.. Juro. Tudo isso num cabelo só. A "profissional" aplicou tonalizante 7.1 (loiro acinzentado) e a maior parte do meu cabelo ficou num loiro dourado/mel. Não ficou mto feio mas ficou desigual ne.. Estou pensando em pedir OUTRO profissional pra descolorir novamente e clarear o cabelo direito mas quero um tom acima do 10.. Q recomendações vc me faz? Desde já agradeço e parabéns pelo blog.. Virei fã.. Rsrs
    Bjus**
    Flávia

    ResponderExcluir
  4. nossa, porque nao li essas dicas antes?? rs. ontem pintei meu cabelo com coloração 4.4 para tentar amenizar os reflexos avermelhados, mas logico, nao adiantou. da proxima procuro a cor certa! adeorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Talita. Beijinhos ♥

      Excluir
  5. suas informações estão ótimas,estou fazendo curso e fico estudando tudo que vejo no seu blog ta me ajudando bastante.parabens

    ResponderExcluir
  6. Ameiiii,vc explica muito bem.Paula,meu cabelo natural é castanho claro,ao longo do tempo ele passou por várias transformações,do vermelho ao loiro claríssimo,mas sempre cuidei dele,amo meu cabelo.Atualmente,ele está com umas luzes e eu estou odiando minha raiz que não tem jeito,só fica alaranjada.Eu não pretendo escurecer novamente,pois meu rosto fica muito envelhecido,fico muito diferente e gostaria da tua ajuda,eu pinto em casa,acho mais prático e gostaria de saber se ao pintar meu cabelo eu jogo algum neutralizante na cor cinza e ao mesmo tempo violeta,pq ai eu tb mataria a cor amarelada de alguns fios,posso fazer isso? qual produto vc me indica? desculpa,é a 1 vez que vejo seu blog.Adorei.Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danielle, desculpa por ter demorado tanto tempo para responder. Eu estou voltando aos poucos e aos poucos vou respondendo as dúvidas. Eu aconselho que você use uma coloração com final ".21" o 21 neutraliza as cores amarelo e laranja. Como seu cabelo é castanho claro, aconselho que use um pouquinho do reforçador de clareamento. Atualmente estou usando coloração da Alfaparf e o reforçador também. Tem gente que mistura um tubo do reforçador com um tubo da coloração, como você só quer colorir a raiz, dependendo do tamanho da raiz a metade de cada dará para seu cabelo. Espero ter ajudado, beijinhos ♥

      Excluir
  7. bom eu gostei muito afinal tirei muitas duvidas e achei bem legal ,estou fazendo um curso de cabeleireira e deu de saber um pouco mas sobre esta aria

    ResponderExcluir
  8. dicas muitas boas...adorei...espero vc falar de misturas e matizacoes...bjs angelita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angelita, fico feliz que tenha gostado. Beijinhos ♥

      Excluir
  9. Olá tenho cabelos castanhos , porém começou aparecer alguns idesejaveis fios brancos , então resolvi pintalos só que estou com dúvida , a cabeleireira me aconselhour 6.0 misturado 7.3 , você acha que fica legal , eu não quero que fica puxado para nada vermelho , vai ficar dourado?

    Andrea F.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe ter demorado tanto para responder. Dependendo da cor do seu cabelo (castanho escuro, castanho ou castanho claro), ele poderá ter fundo de clareamento vermelho ou vermelho alaranjado, para neutralizar o vermelho e o alaranjado, o ideal é que sua coloração tenha final ".71". Como você possui alguns fios brancos, você poderá usar o 6.0 (Louro escuro) junto da coloração 7.71 Louro Médio Marrom Acinzentado. O 7.3 (final ".3") que a cabeleireira te indicou, o 3 significa dourado e seu cabelo poderá ficar com fundo de clareamento amarelado. Espero ter ajudado apesar da demora, beijinhos ♥

      Excluir
  10. É a primeira vez que li sua postagem muito bem explicado tirei duvidas e quero ver suas próximas postagens... parabéns

    ResponderExcluir
  11. preciso de uma ajudinha. estava loira, passei zilhões de coisas pra deixar o meu cabelo cinza, consegui, mas as pontas chumbaram e ficaram violetas, a raiz esta natural, castanho claro. agora, quero deixa o meu cabelo ruivo natural. que cor eu devo passar na parte cinza parar neutralizar e conseguir o tom laranjinha? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, desculpe por demorar a lhe responder. Fiquei um bom tempo afastada e somente agora estou começando a mexer no site. Claro que pelo tempo você já deve ter resolvido, mas vou responder assim mesmo ;)
      Quando a gente chumba o cabelo, a receita para retirar o chumbado chama-se shampoozada. A receita é assim: 30 ml de shampoo branco, não pode ser anti-resíduos; 30 ml de água oxigenada vol.30; 1 colher de pó descolorante. Nessa receitinha, eu ainda acrescento um pouco de carga de Queratina (eu uso a da Keramax) a quantidade igual a de uma pasta de dente, ou seja, apenas um pedacinho, a ponta do dedo.
      Como fazer: misture os produtos e lave o cabelo com a mistura. Deixe agir de 3 a 5 minutos e enxágue. Fique em frente a um espelho para verificar e se for preciso retire antes dos 3 minutos. Para deixar seu cabelo laranjinha não aconselho que faça agora, como você usou muitos produtos no cabelo, ele agora precisa de descanso e muito tratamento capilar com máscaras, hidratação, reconstrução, nutrição, enfim, somente quando seu cabelo estiver preparado para usar uma coloração aí sim você poderá colorir de ruivo natural. A raiz está natural, mas as pontas devem está castigadas, por isso, aconselho que espere um pouco. Espero ter ajudado apesar da demora, beijinhos ♥

      Excluir
  12. Olá!
    Adoro o blog me da super dicas!
    Mas ainda não consigui resolver meu problema.
    Meu cabelo está no tom 5, no sol ele fica um vermelho bem alaranjado, minha dúvida é:
    Se eu quisesse partir para uma cor violenta profundo, qual coloração deveria usar?
    Caso eu faça a opção de deixá-lo no tom marrom tipo chocolate, qual tintura usar?
    Esse mês eu pintei com a cloração 6.7 da cor e ton, porem não via muita diferença.
    Ajuda por favor!!!!!!!!!!!!
    meu email ansrecife@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, desculpe por demorar a responder, espero que minha resposta ainda possa ajudá-la. Com o 6.7 seu cabelo fica loiro escuro com nuances na cor chocolate (.7). O 7 Mate/verde neutralizar o vermelho, se o 6.7 não serviu, aconselho intensificar usando a coloração 6.71 Louro Escuro Marrom Acizentado. O ".1" ajudará a neutralizar o alaranjado e o ".7" ajudará a neutralizar o avermelhado. Dependendo do caso, o 6.77 intensifica o efeito chocolate, mas não tenho como falar ao certo qual usar, eu teria que olhar seu cabelo. Outro conselho, use coloração profissional ao invés de coloração dessas compradas em farmácias e supermercados. O efeito da coloração profissional é muito melhor. Espero ter ajudado, beijinhos ♥

      Excluir
  13. poxa, adorei os posts, muito bem explicados, bjinhus!

    ResponderExcluir
  14. ainda bem que existe pessoas como você que não e egoísta e que se preocupa em ajudar a quem esta querendo aprender. A aula foi ótima parabéns continue assim que seu sucesso é garantido que a benção de Deus esteja sobre você.

    Um abraço e boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho, eu adoro o que faço e consequentemente ensinar tudo o que eu aprendo, beijinhos ♥

      Excluir
  15. Respostas
    1. Obrigada Marcia, fico muito feliz de ter ajudado, beijinhos ♥

      Excluir
  16. Muito bom, é assim q a humanidade irá evoluir, pois devemos destribuir bons conhecimento.
    Tem um ditado que diz assim:felicidade é algo muito engraçado, quanto mais se divide mais fica multiplicado.
    E foi isso que essas informações fizeram!
    Meus parabéns pelo despreendimento, as pessoas são lindas pelas condutas reveladas!!!! Lindo

    ResponderExcluir
  17. tingindo o cabelo, como no primeiro exemplo, eu teria o loiro escuro? já que ele estaria preto e o preto é uma tonalidade muito difícil de ser quebrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, depende da coloração e vol. da ox a serem usados. Cabelo entre 1 e 4 tem fundo de clareamento vermelho, se a intenção é ter loiro escuro (fundo de clareamento alaranjado) o final da coloração deverá ser ".71". 6.71 loiro escuro marrom acinzentado. A Ox. deverá ser de 40vol que clareia cabelo preto até 3 tons, ou seja, se depender somente da coloração com a ox de 40 seu cabelo atingirá a cor castanho. Isso que estou falando estou me baseando na teoria da colorimetria, na prática eu deveria olhar o seu cabelo. Como você quer louro escuro, o correto é descolorir o seu cabelo, ou misturar reforçador de clareamento na coloração a ser usada. Acredito que o reforçador de clareamento com a coloração já será o suficiente, mas repito que o ideal seria eu olhar seu cabelo. Você também poderá fazer luzes aos poucos para atingir a cor desejada, assim, você não prejudica seu cabelo descolorindo. Procure um profissional e peça para ele analisar seu cabelo. Beijinhos ♥

      Excluir
  18. Ola...queria tirar uma dúvida por favor...ex : alcancei um fundo de clareamento na altura no tom de 9(amarelo) eu poderia matizar com 10.2 ???? espero a resposta obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirtes, desculpe a demora na resposta. O 2 (roxo/irisado) neutraliza o amarelo, então, você pode usar 10.2 sim. Matizar cabelo não muda a cor, então, não tem problema se usar o 10. Usando coloração menor aí sim seu cabelo ficaria mais escuro, mas sendo o 10 não terá problema. O seu cabelo só ficará com mais brilho e o 2 retirará o amarelado. Lembrando que para matizar se usa shampoo branco ou transparente (não pode anti-resíduos)com ox de 10 e a coloração. Pode ser usado também no lugar do shampoo, uma máscara de tratamento capilar. Pode acrescentar ainda uma tampinha de Bepantol e/ou carga de queratina. Espero ter ajudado, beijinhos ♥

      Excluir
  19. OLÁ ..QUERIA QUE ME TIRASSE UMA DÚVIDA ,TENHO UMA AMIGA QUE SEMPRE PEDE PARA QUE EUA BRA LUZES NELA ,CONSEGUI ABRIR PARA UM TOM DE 7 NO FUNDO E LUZES 10.1 NA MECHAS ,ESTAVA LINDO ,COMO O FUNDO DELA É 5.0 PASSOU A ALARANJAR ,POIS ELA NÃO USA A LINHA DE MATIZAÇÃO.PASSADO UM TEMPO ELA JOGOU UM 6.0 NELE TODO ,E FICOU ALARANJADO E LOGO UM 5.0 .E QUERIA VOLTAR PARA AS LUZES .QUASE PIREI !! ENTÃO ELA ME DISSE QUE QUERIA FUNDO ESCURO E LUZES NA ALTURA 10.1 .FALEI QUE Ñ CHEGARIA NESSE TOM DE 1° .ENTÃO FIZ 2 DECAPAGEM E ESCURECI O FUNDO COM 6.1 E DESCOLORIR TUDO COM 0X DE 30.CHEGOU NO TOM 9.34 .POR SORTE .MATIZEI COM 12.1 E CONTINUA UM TOM AMARELO ALARANJADO.O QUE FAÇO AGORA ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o fundo de clareamento amarelo alaranjado se tira com o ".21". Lembrando que o 2 elimina o amarelo e o 1 elimina o laranja. Espero ter ajudado, beijinhos ♥

      Excluir

Seu comentário é sempre muito bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu!
Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o Formulário para contato.
Espero que tenha gostado do site e que volte sempre
Beijinhos
PaulaDB

Venha nos conhecer