Venha nos conhecer

Colorimetria, neutralizando a coloração indesejada - Parte 1

Oie... A dica para o cabelo de hoje é sobre neutralização utilizando a colorimetria.
Neutralização é o termo usado para quem quer colorir o cabelo sem precisar corrigi-lo depois, ou seja, já colorir os fios da forma correta neutralizando a cor indesejada.

Altura de tom (base natural) é a coloração natural do seu cabelo. Veja a numeração da altura de tom:

Fundo de clareamento é a cor que é revelada na base natural (Altura de tom) do seu cabelo. Sabe aquela cor que reflete com a luz do sol? Esta cor é chamada de fundo de clareamento. Veja agora qual é o fundo de clareamento de cada altura de tom (base natural):
ATENÇÃO: A imagem utilizada aqui é baseada na colorimetria universal.

Você reparou que o fundo de clareamento de cada altura de tom é uma cor indesejada? Quem por, exemplo, desejaria ter o cabelo louro claríssimo (10) com fundo de clareamento amarelo muito claro? Ou quem desejaria ter o cabelo preto (1) com o fundo de clareamento vermelho? Ninguém, não é? É isso que eu vou explicar hoje.

O que é Estrela de Oswald? É uma das principais ferramentas usadas para trabalhar o processo de neutralização e correção de tons indesejáveis. O profissional também pode criar uma nova cor através dessa ferramenta. Veja imagem:

Vou usar algumas numerações da altura de tom como exemplos para que você possa entender.

  • 1º Exemplo:
    • Se você tem o cabelo na cor entre o 1 e o 4 (Veja a tabela altura de tom), mas deseja colorir o seu cabelo de louro escuro (6), olhando a tabela altura de tom e fundo de clareamento o louro escuro possui o fundo de clareamento alaranjado. Veja a tabela novamente e confira. 
    • Como fazer para você colorir o seu cabelo de louro escuro (6) neutralizando o alaranjado? Utilizando uma coloração que possua como reflexo a numeração 1 que representa o cinza. No caso do exemplo, a coloração a ser usada é a 6.1. 
    • Dê uma olhada na tabela Estrela de Oswald e veja que o cinza neutraliza o laranja. Para quem não sabe: O azul na colorimetria é representado pelo cinza.
  • 2º Exemplo:
    • Se o seu cabelo possui altura de tom 6.0 e você deseja colorir com 10.0, provavelmente o fundo de clareamento do seu cabelo ficará na cor amarelo muito claro. Se você colorir com a coloração 9.0, o seu fundo de clareamento será amarelo claro (Parecerá cor de gema de ovo), veja a tabela altura de tom e fundo de clareamento. Resumindo, o louro não ficará com aparência de cor natural e sim artificial.
    • O que você deve fazer para colorir neutralizando o fundo de clareamento indesejado? Na Estrela de Oswald, o amarelo é neutralizado com o roxo (irisado), então, para que o seu cabelo não tenha fundo de clareamento amarelo claro (9) ou amarelo muito claro (10), basta utilizar a coloração 9.2 ou 10.2.
  • 3º Exemplo:
    • As colorações de 1 ao 4 de acordo com a tabela altura de tom com fundo de clareamento terão o vermelho como fundo de clareamento, então, se uma pessoa tem a altura de tom 5.0 e quer colorir o cabelo com 4.0, ou ela tem altura de tom 3.0 e quer colorir com o 4.0. O que deve ser feito para essa pessoa colorir o cabelo neutralizando o avermelhado?
    • De acordo com a tabela estrela de Oswald, o vermelho é neutralizado pela cor verde que na coloração é conhecido como mate (7), então, bastará usar a coloração 4.7 ou a coloração 3.7.
========================================================================
Você percebeu que na coloração o primeiro número é sempre a altura de tom e o segundo número é sempre o reflexo? O reflexo é o que chamamos de fundo de clareamento correto. Utilizando a coloração corretamente, o seu fundo de clareamento ficará com uma cor linda.
========================================================================
Coloração com dois tons de reflexo

Existem colorações com três números. O reflexo reflete duas cores quando as duas últimas numerações são diferentes, sendo que a primeira prevalece mais. Também existe coloração com o reflexo mais intenso que é quando as duas últimas numerações são iguais.
Exemplos:
  • 7.45 (Louro acobreado acaju):
    • Isso significa que o cabelo da pessoa terá a cor louro com reflexo puxado para o acobreado e algumas nuances na cor acaju.
  • 7.44 (Louro acobreado intenso):
    • Isso significa que o cabelo da pessoa terá a cor louro com reflexo intenso na cor cobre.
Quem tem o cabelo com uma pigmentação muito forte tende a ter o fundo de clareamento ainda mais fechado na coloração indesejada. Aí entram as colorações ditas acima.

Se o seu cabelo tende a ficar com um amarelo muito forte, basta utilizar uma coloração com final ".22" exemplo: 10.22.

Se o seu cabelo tende a ficar com um alaranjado muito forte, basta utilizar uma coloração com final ".11" exemplo: 6.11.
Se você confunde as cores, não sabe se o seu cabelo puxa para o amarelo ou para o laranja, basta utilizar uma coloração com reflexo ".12" ou ".21". Exemplo: 10.21 da Alfaparf Louro Extra Claro Irisé Cinza ou 10.12 Socolor Beauty Matrix Loreal Louro Claríssimo Cinza Violeta.
Hoje, eu falei sobre como colorir o cabelo da forma correta neutralizando a cor indesejada do fundo de clareamento utilizando a colorimetria.

Em breve falarei sobre como misturar as colorações, como matizar/corrigir colorações feitas de forma errada e também falarei sobre cabelos brancos. Aguarde! ;)

Colorimetria, misturando a coloração e obtendo a cor desejada - Parte 2
Colorimetria, matizando/corrigindo o fundo de clareamento indesejado - Parte final

Atenção! Todas as resenhas que eu faço são baseadas nas minhas experiências, portanto, o fato de um produto ter dado certo comigo, não significa que dará certo com você ou vice versa, por isso, é natural que algumas pessoas gostem dos produtos e outras não.

Venha nos 
conhecer