Colorimetria: Matizar Para Corrigir O Fundo De Clareamento Indesejado - Parte 3 Final

O artigo de hoje aqui no Dicas Para O Cabelo é uma continuação do assunto anterior, ainda dentro de  colorimetria. Até o momento, eu falei sobre colorir o cabelo sem precisar corrigir, ou seja, já colorir com a coloração correta e também já falei sobre misturar as colorações para obter a coloração desejada. Hoje falo sobre como matizar corrigindo o fundo de clareamento, usando exemplo como foi o caso dos artigos  anteriores.
Exemplo:

Você comprou a coloração de caixinha nº 8.0 Louro claro na farmácia e ao colorir o cabelo você levou um susto porque seu cabelo parece que tomou banho de coloração amarela. Que horror!!!

Na estrela de Oswald podemos ver que a coloração que neutraliza o amarelo é o violeta (irisado). Essa coloração é representada pelo nº 2 e é inimiga do amarelo. Veja:




O segredo dessa matização é a cor violeta (roxo) nº2 que neutraliza o amarelado do cabelo louro e também do cabelo branco. Você pode corrigir matizando com a coloração 8.2. Lembrando que eu estou falando 8.2 porque o exemplo que eu citei foi com a coloração 8.0 louro claro.

Como o exemplo usado foi com louro, então, é importante ressaltar que desamarelador (máscara, shampoo e condicionadores) não é a mesma coisa que matizador. Desamarelador não possui amônia, nem oxidante. Já o termo matizar é o preparo da coloração com/sem amônia + oxidante + água (morna de preferência). É preferível o uso da coloração com amônia, para uma melhor fixação.

Outro exemplo: Você coloriu o cabelo com 5.0 castanho claro e o seu cabelo ficou com o fundo de clareamento avermelhado, então, para você corrigir o fundo de clareamento, bastará usar a coloração 5.7. Repare na imagem acima (Estrela de Oswald) que o 7 é verde (mate) e o verde neutraliza o vermelho.

Você também pode usar coloração especial denominada mix. No exemplo do loiro 8.2, você pode usar ao invés do 8.2, o mix 0.2 da Amend (quantidade igual a de uma pasta na escova de dente), ou seja, nesse caso não é para usar um tubo de coloração todo (de jeito algum!), mas sim apenas um pedaço misturado ao oxidante e água. Tem gente que usa máscara capilar ao invés de água, mas para uma melhor fixação, é melhor usar água.

Não existe tempo específico para matizar, o tempo é medido através do "olhômetro". Muito cuidado nessa hora.

Eu usei os exemplos das colorações 8.0 e 5.0. Quem geralmente colore o cabelo usando somente coloração base, é quem não é profissional e tem o costume de comprar colorações pelos nomes fantasias vendidos nos mercados, farmácias e lojas de cosméticos para usuários finais.

Você que está começando agora, saiba que devemos sempre colorir com reflexo. Quando aparecer alguma cliente para consertar o cabelo porque usou a coloração base, você poderá consertar usando uma coloração com reflexo ou mix. Lembra do exemplo que citei anteriormente usando mix 0.2? ;)

Veja os reflexos usados para neutralizar o fundo de clareamento indesejado, olhando a imagem "Estrela de Oswald". Acompanhe a imagem com a listagem abaixo:

  • O 1 (azul/acinzentado) corrige o 4 (laranja/cobre). Vice-versa;
  • O 2 (violeta/roxo) corrige o 3 (amarelo/dourado). Vice-versa;
  • O 6 (vermelho) corrige o 7 (verde/mate). Vice-versa;
  • 5 (acajú) corrige 7 (verde/mate). Vice-versa;
  • Apesar de não aparecer na imagem "Estrela de Oswald" acima, existem os reflexos 8 (pérola) e 9 (prata).
  • O 8 é a mistura das cores quentes (vermelho, laranja e amarelo);
  • O 9 é a mistura das cores frias (violeta, azul e verde).
Muitos de vocês já viram colorações com reflexo /89. Essas colorações costumam ter o nome fantasia pérola, mas obtém a mistura do pérola com o prata. Sendo que o reflexo predominante é o 8 por ser o primeiro número, ou seja, pérola levemente acinzentado. Além de ser usado por quem gosta do efeito pérola, também é usado por quem não sabe identificar, qual é o fundo de clareamento indesejado que predomina no cabelo. Será o amarelo ou alaranjado? Então para neutralizar ambos, utilizam o reflexo /89. Também existe o /98, nesse caso o reflexo predominante é o prata levemente perolado.

Depois atualizarei a imagem "Estrela de Oswald" com o pérola e o prata.

Eu usei dois exemplos, um com coloração clara e outro com coloração escura.
Deseja saber mais sobre colorimetria, então clique aqui.

Por favor: Eu peço para você curtir e/ou comentar sobre esse artigo, na fan page ou grupo do site lá no Facebook. Somente assim, eu saberei se os meus artigos estão te ajudando. Se você ficar em silêncio, não estará colaborando com a minha intenção de te ajudar.

Eu espero que tenha gostado das Dicas Para O Cabelo de hoje ;)

Atenção! Todas as resenhas que eu faço são baseadas nas minhas experiências, portanto, o fato de um produto ter dado certo comigo, não significa que dará certo com você ou vice versa, por isso, é natural que algumas pessoas gostem dos produtos e outras não.