Esfoliação Capilar Com Suco De Maracujá

Hoje no Dicas Para O Cabelo, o assunto é suco de maracujá. Eu adoro beber suco da fruta ou do tipo concentrado e esses dias eu comprei suco de maracujá concentrado. Ao bebê-lo imediatamente pensei no meu cabelo (risos), lá fui eu para o Google fazer pesquisa sobre as propriedades do maracujá. Vem comigo e veja o que fiz ;)
A polpa do maracujá é rica em vitaminas como C, A e complexo B, proteínas, açúcares essenciais, bioflavonóides, antioxidantes e sais minerais como potássio, cálcio, magnésio, fósforo e ferro.
Apesar do nome "complexo", muitos pensam que complexo B é uma só vitamina, mas não é bem por aí.

O complexo B é um conjunto de diversas vitaminas B, assim, como a vitamina B5 muito usada no cabelo seja em ampola ou com o uso de bepantol.

Veja as vitaminas que pertencem ao complexo B:
  • Vitamina B1 (Tiamina)
  • Vitamina B2 (Riboflavina)
  • Vitamina B3 (Niacina)
  • Vitamina B5 (Ácido Pantotênico)
  • Vitamina B6 (Piridoxina)
  • Vitamina B7 (Biotina)
  • Vitamina B9 (Ácido Fólico)
  • Vitamina B12 (Cobalamina)

O extrato do MARACUJÁ apresenta propriedades adstringentes, nutrientes e protetoras. Regula a oleosidade dos cabelos proporcionando leveza e volume.

Eu testei o suco de maracujá misturado ao açúcar cristal para fazer uma esfoliação.

Para que serve a esfoliação? Remove os resíduos do cabelo e do couro cabeludo, ou seja, remove as impurezas e desentope os poros. Esse processo maximiza a oxigenação dos poros e dá força para os fios crescerem. Os nutrientes presentes no esfoliante absorvem o óleo do cabelo fazendo com que os fios fiquem leves e soltos.

Tem mais!

“A esfoliação impede a proliferação de fungos e bactérias e ainda reduz as descamações e o excesso de óleo, problemas que causam a caspa. Para completar, com este tratamento os fios absorvem melhor os nutrientes das máscaras de hidratação”.

Atenção!

“Todo mundo pode fazer esfoliação. Mas quem possui pontas secas, deve, depois da limpeza, fazer uma hidratação caprichada.
Outro alerta: Dê um intervalo de três dias entre a esfoliação e o tratamento químico, seja ele coloração ou alisamento. O couro cabeludo, quando livre de oleosidade, pode sofrer com alergias e irritações”.

Como se trata de uma esfoliação, eu apliquei a mistura no meu cabelo sem lavá-lo.

Misturei (olhômetro) o suco de maracujá concentrado ao açúcar cristal. Infelizmente não fotografei a mistura e nem o antes e o depois do meu cabelo, pois estou sem câmera fotográfica e meu celular não fotografa decentemente.

Eu passei somente na raíz e massageiei bastante o couro cabeludo. Como o meu cabelo é misto, somente depois de passar tudo na raíz e massagear, foi que eu puxei o excesso para as pontas. Deixei agir por 30 minutos e depois massageei novamente o couro cabeludo e enxaguei os fios. Ao enxáguar, utilizei shampoo cremoso e condicionador, depois deixei secar naturalmente. Eu não gosto de usar secador após qualquer tratamento. O atrito da escova nos fios capilares remove o resquício do tratamento, então, a melhor forma para ter um resultado eficaz, é deixar secar naturalmente ou secar com secador, mas utilizando as mãos ao invés da escova.

Atenção! Como se trata de uma esfoliação, eu não utilizei shampoo antiresíduos.

O que eu achei:

O meu cabelo ficou fantástico. Essa esfoliação realmente retirou a oleosidade que possuo na raíz, deixou o meu cabelo leve e com volume.
  • Se eu gostei? Sim, mas eu detesto o meu cabelo estando volumoso, então, para retirar o volume eu precisei usar um leave-in.
  • Se eu faria de novo? Sim eu faria, mas repito: Quem não gosta de volume, deverá aplicar um leave-in no cabelo.
Uma das recomendações foi fazer uma hidratação após a esfoliação, mas por falta de tempo, apenas lavei com shampoo e condicionador. Talvez tenha sido por isso, que eu precisei retirar o volume com um leave-in.

Eu espero que tenha gostado dessa resenha. Vale à pena testar :)

Por favor: Eu peço para você curtir e/ou comentar sobre esse artigo, na fan page ou grupo do site lá no Facebook. Somente assim, eu saberei se os meus artigos estão te ajudando. Se você ficar em silêncio, não estará colaborando com a minha intenção de te ajudar.

Atenção! Todas as resenhas que eu faço são baseadas nas minhas experiências, portanto, o fato de um produto ter dado certo comigo, não significa que dará certo com você ou vice versa, por isso, é natural que algumas pessoas gostem dos produtos e outras não.