Como Usar Coloração No Cabelo Branco

Hoje aqui no Dicas Para O Cabelo, o assunto é sobre como usar coloração no cabelo branco. Você sabe como proceder para colorir o cabelo branco? Muitos possuem dificuldade para fixar coloração no cabelo branco, então, vem comigo :)


Para o cabelo branco fixar a coloração, não basta usar a técnica mordaçagem ou a técnica pré-pigmentação. O cabelo branco só fixa a coloração se esta tiver a numeração entre 1.0 e 7.0. Lembrando que é necessário usar mordaçagem ou pré-pigmentação antes de colorir os fios brancos.

Repare que eu estou me referindo as colorações bases. Colorações bases são as que não possuem reflexo. Coloração base é o primeiro número seguido de ".0". Exemplo de colorações bases: 3.0 e 7.0.

Paula, eu tenho cabelo branco, mas quero colorir meu cabelo com coloração 8, ou melhor, eu estou em dúvida entre 8, 9 e 10. Essas colorações não fixam no cabelo branco?

Sim, mas é necessário seguir a tabela abaixo. Veja:

Cor básica/fundamental é o que chamamos de cor base (exemplos: 7.0, 5.0) e a cor direcional/fantasia é o que chamamos de cor com reflexo. Aquela que possui número após o ponto ".", por exemplo: 8.12, 7.11, 9.89.

Exemplos com coloração 8.0, seguindo a tabela acima:

Quem leu os artigos sobre colorimetria, sabe que 8.0 tem fundo de clareamento puxado para o laranja amarelado. Esse fundo de clareamento é neutralizado pelo reflexo/nuance/fantasia ".12", portanto, para neutralizar o fundo de clareamento laranja amarelado devemos usar a coloração 8.12. É usado o ".12" porque o laranja é neutralizado pelo cinza (1) e o amarelo é neutralizado pelo violeta (2).

Mas Paula eu uso 8.21 e você está falando para usar o 8.12, é a mesma coisa?
Não. A coloração 8 tem fundo de clareamento laranja amarelado, portanto, o laranja está em maior evidência que o amarelo. Logo o reflexo deverá ter o primeiro número sendo 1 e o segundo número sendo 2. Imagina o seguinte: Uma coloração com reflexo tem 70% de cor base, 20% do primeiro reflexo e 10% do segundo reflexo. Sendo assim, se você usar ".21" ao invés de ".12", você não estará neutralizando a cor indesejada de forma correta.

Vamos aos exemplos seguindo a tabela citada no início desse artigo:

Se você tem entre 30% a 50% de cabelo branco, então, você poderá usar 1/4 da coloração base 7.0 + 3/4 da coloração fantasia 8.12.

Se você tem entre 50% a 70% de cabelo branco, então, você poderá usar 1/2 da coloração base 7.0 + 1/2 da coloração fantasia 8.12.

Se você tem entre 70% a 100% de cabelo branco, então, você poderá usar 3/4 da coloração base 7.0 + 1/4 da coloração fantasia 8.12.

No caso de quem quer colorir o cabelo de louro 8.0, 9.0 ou 10.0, a coloração 7.0 sempre estará presente, porque é ela quem cobrirá os brancos. Se você quiser usar coloração 9 ou coloração 10, siga a tabela como os exemplos citados acima.

Essa tabela básica de % de fios brancos também é usada para colorir o cabelo branco com colorações escuras.

Exemplo: Quer colorir o seu cabelo com 4.65 e possui 80% de cabelo branco, então, você precisará usar a coloração base 4.0 + a coloração fantasia 4.65. Qual será a proporção? Veja: 3/4 de 4.0 + 1/4 de 4.65.

Tanto o cabelo branco quanto os que possuem pigmentos, todos devem usar coloração com reflexo, porque é o reflexo que neutraliza o fundo de clareamento indesejado. Isso já foi falado aqui no Dicas Para O Cabelo em colorimetria.

Se você está pensando: "Poxa! Sempre comprei coloração sem reflexo (cor base) e meu cabelo nunca ficou igual a foto da embalagem". Se a coloração for preta 2.0, você obteve fundo de clareamento vermelho, se a coloração foi 7.0, você obteve fundo de clareamento laranja (fogo, mico leão dourado, etc). Não ria, o assunto é sério! Tá! Pode rir hahahahaha...

Repare que nos exemplos que eu citei, usei colorações com reflexo, veja 8.12 e 4.65. Reflexo é o Numero que vem após o ".", então, ".12" e ".65".

O cabelo branco sempre necessita de uma parte da coloração base para fixar. Lembrando que a coloração base do branco deverá ser sempre entre 1.0 e 7.0.  Base maior que 7.0 não fixa no branco.
Dica: Utilize bastante coloração nos fios brancos separados por mechas finas para não correr o risco de manchar o cabelo.

Quer ler sobre colorimetria? Clique aqui.
Quer ler sobre os dois métodos utilizados antes de colorir o cabelo branco? Então acesse:
Mordaçagem, clique aqui.
Pré-Pigmentação, clique aqui.
Quer mais dicas sobre coloração? Clique aqui.

Por favor: Eu peço para você curtir e/ou comentar sobre esse artigo, na fan page ou grupo do site lá no Facebook. Somente assim, eu saberei se os meus artigos estão te ajudando. Se você ficar em silêncio, não estará colaborando com a minha intenção de te ajudar.

Eu espero que tenha gostado das Dicas Para O Cabelo de hoje :)

Atenção! Todas as resenhas que eu faço são baseadas nas minhas experiências, portanto, o fato de um produto ter dado certo comigo, não significa que dará certo com você ou vice versa, por isso, é natural que algumas pessoas gostem dos produtos e outras não.