Seu Cabelo Loiro Ficou Verde? Veja Como Corrigir

O artigo de hoje aqui no Dicas Para O Cabelo, fala sobre como corrigir o cabelo loiro que adquiriu a cor verde por causa da água do mar ou da piscina. Vem comigo :)
A água do mar possui cloreto, sódio, sulfato de cobre, magnésio, cálcio e potássio. Também contém pequenas quantidades de gases dissolvidos, principalmente nitrogênio, oxigênio e dióxido de carbono.
A água da piscina é tratada por diversos produtos, dentre eles está o sulfato de cobre.
O sulfato de cobre também é conhecido como pedra azul e é usado como algicida para evitar o crescimento de algas que se fixam nas paredes da piscina. Não sei se percebeu, mas eu citei acima que a água do mar e a água da piscina possuem sulfato de cobre e que a cor é azul. Logo, um cabelo loiro (amarelo) em contato com o sulfato de cobre (azul) fica com a coloração verde. Olha a colorimetria aí! Cores primárias e secundárias. Estrela de Oswald.

A única forma de proteger o cabelo para não esverdear, é utilizando produtos com  filtro solar ou Yamasterol, Neutrox... Esses são produtos que protegem o cabelo tanto do sol quanto da água da piscina/praia. Usando um desses produtos sem enxágue antes de entrar na piscina/praia e a cada hora repetir o uso, se formará uma película que protegerá os fios do cabelo. Logo protegerá a cor do cabelo.

Outra forma de proteger o cabelo, é molhá-lo com água do chuveiro, torneira ou água mineral. Fazendo isso, o seu cabelo absorverá essa água que já não tem tanta química quanto a água da piscina e do mar. Então, com o cabelo estando úmido desta água, ao entrar na piscina ou mar, o seu cabelo estará protegido, já não absorverá tanta água quanto absorveria se estivesse seco.

Se você não protegeu o cabelo e agora está com a coloração esverdeada, saiba que existem várias formas para corrigi-lo, mas se você é profissional, saiba que a forma mais correta é a profissional. Vou citar todas as formas para retirar o esverdeado, veja abaixo ;) Atenção! Todos os métodos deverão ser aplicados mecha a mecha com o cabelo seco. Aplicar somente nas mechas esverdeadas. Caso seja necessário, aplique em todo o cabelo. Massageie as mechas sem esfregar um fio no outro.

Leite de vaca:
Borrife o leite morno no cabelo seco. Massageie mecha a mecha sem esfregar um fio no outro. Deixe os fios úmidos por até vinte minutos (ou "olhômetro"). Aplique somente nas mechas esverdeadas.
Caso necessário, aplique em todo o cabelo. Se necessário repita o procedimento após retirar o excesso com uma toalha ou com um pente.
Vinagre de maçã:
Misture quatro colheres de sopa de vinagre de maçã em meio litro de água. Borrife o vinagre no cabelo seco. Massageie mecha a mecha sem esfregar um fio no outro. Deixe os fios úmidos por até vinte minutos (ou "olhômetro"). Aplique somente nas mechas esverdeadas.
Caso necessário, aplique em todo o cabelo. Se necessário repita o procedimento após retirar o excesso com uma toalha ou com um pente.
Bicarbonato de Sódio:
Faça uma pasta com bicarbonato e shampoo. O shampoo pode ser branco ou neutro (pH 7.0). Não utilize anti-resíduos. Com o cabelo seco, aplique mecha a mecha e massageie sem esfregar um fio no outro. 
Deixe agir por até vinte minutos (ou "olhômetro"). Aplique somente nas mechas esverdeadas. 
Caso necessário, aplique em todo o cabelo. Repita o procedimento se necessário. O bicarbonato de sódio é muito utilizado por produtos de limpeza e também produtos cosméticos, devido seu poder de limpeza.
Suco de tomate puro, extrato ou ketchup:
Com o cabelo seco, aplique mecha a mecha e massageie sem esfregar um fio no outro. Deixe agir por até vinte minutos (ou "olhômetro").
Aplique somente nas mechas esverdeadas.
Caso necessário, aplique em todo o cabelo. Repita o procedimento se necessário.

Aspirinas: Coloque seis aspirinas em um copo d'água (200 ml) morna e espere elas dissolverem.
Borrife esse preparo no cabelo seco. Massageie mecha a mecha sem esfregar um fio no outro. Deixe os fios úmidos por até vinte minutos (ou "olhômetro"). Aplique somente nas mechas esverdeadas.
Caso precise, aplique em todo o cabelo. Se necessário repita o procedimento após retirar o excesso com uma toalha ou com um pente.
Suco de limão: Borrife o suco puro no cabelo seco.
Massageie mecha a mecha sem esfregar um fio no outro. Deixe os fios úmidos por até vinte minutos (ou "olhômetro"). Aplique somente nas mechas esverdeadas.
Caso precise, aplique em todo o cabelo.
Se necessário repita o procedimento após retirar o excesso com uma toalha ou com um pente.

Refrigerante de cola e Club Soda:
Você já ouviu falar que o refrigerante de cola tem poder de remover sujeira e até mesmo ferrugem?
Esse refrigerante remove o cobre também.
É possível limpar moedas, bijuterias, desentupir pias, arear panelas, remover chiclete do cabelo, enfim, tem o poder de fazer muitas coisas.
O mesmo ocorre com o refrigerante Club Soda. Esses dois refrigerantes possuem bicarbonato de sódio em sua composição. O bicarbonato de sódio como dito anteriormente é muito utilizado por produtos de limpeza e também produtos cosméticos. É possível inclusive fazer shampoo (anti-resíduos) caseiro com o bicarbonato de sódio. Na falta de bicarbonato de sódio em casa, é possível remover a coloração verde do cabelo com um desses refrigerantes. Borrife usando o mesmo procedimento do leite.
Suco de limão em pó: Também é possível remover a coloração verde com o suco em pó de limão. Basta misturá-lo com água.
Borrife esse suco no cabelo seco. Massageie mecha a mecha sem esfregar um fio no outro. Deixe os fios úmidos por até vinte minutos (ou "olhômetro"). Aplique somente nas mechas esverdeadas.
Caso precise, aplique em todo o cabelo. Se necessário repita o procedimento após retirar o excesso com uma toalha ou com um pente.
Água mineral com gás:
Também possui bicarbonato de sódio, portanto, também tem o mesmo poder da coca-cola e club soda. Borrife a água mineral com gás no cabelo seco.
Massageie mecha a mecha sem esfregar um fio no outro. Deixe os fios úmidos por até vinte minutos (ou "olhômetro"). Aplique somente nas mechas esverdeadas.
Caso necessário, aplique em todo o cabelo. Se necessário repita o procedimento após retirar o excesso com uma toalha ou com um pente.
Coloração 0/6 vermelho intensificador: Deixei por último, a forma como eu uso e julgo como sendo a forma correta (profissional).
Não faz o menor sentido usar no salão de beleza, produtos alimentícios.
Imagina só, uma cliente no lavatório, e um profissional usar refrigerante, ketchup, suco...? Eu como cliente, sinceramente não gostaria.
Uma pessoa usar em sua casa para corrigir o verde temporariamente, tudo bem, mas se uma cliente nos procura para remover o verde, então, devemos corrigir permanentemente. 
Se a pessoa ficou com o cabelo verde e tem um compromisso a noite, não conseguiu marcar com um profissional para corrigir o cabelo naquele momento, então, ela poderá recorrer a qualquer método citado acima. Mas esses métodos não fixam no cabelo, portanto, o cabelo oxidará (mudará de cor) após algumas lavagens. Os métodos citados não possuem oxidantes, nem amônia.
Quando utilizamos coloração permanente (possui amônia), o oxidante/emulsão reveladora de até 3% fixa a cor que depositamos no cabelo. Nesse caso a coloração 0/6 fixará removendo a coloração verde. Devemos utilizar essa coloração somente nas mechas que adquiriram a coloração verde e usar o "olhômetro" com muito cuidado. Lembram da colorimetria? O vermelho (5 ou 6) neutraliza o verde (7). O cabelo loiro (amarelo) + azul (sulfato de cobre) = verde. A soma das cores primárias azul, amarelo e vermelho = marrom (cor que neutraliza).

Veja como proceder:
  • 0/6 vermelho intensificador (medida de uma pasta na escova de dente);
  • A medida da tampinha do oxidante de no máximo 3%;
  • 10 ml água morna.
Primeiro amasse e misture o pedaço da coloração. Acrescente o oxidante aos poucos misturando bem. Faça o mesmo com a água morna misturando aos poucos. Aplique o preparo somente nas mechas que ficaram esverdeadas. Não esfregue um fio no outro. Massageie o preparo na mecha (uma mecha de cada vez) enluvando bem até remover o verde e retire rapidamente. Tudo na base do "olhômetro", portanto, tenha muito cuidado. sulfato de cobre oxidou o cabelo, portanto, para a cor ser corrigida da forma correta, é necessário usar coloração. Somente a coloração corrigirá permanentemente a cor do cabelo. Os outros métodos corrigem, porém, temporariamente.

Atenção! Todos os métodos citados (exceto ao da coloração) informam para deixar agir até vinte minutos ou olhômetro. Dou a seguinte dica: Não deixe até 20 minutos sem olhar, pode ser que cinco minutos já sejam o suficiente para enxaguar, portanto, usem o "olhômetro" sempre. Nesse caso, nunca confie no tempo. É assim que é feito com a coloração, não existe tempo, mas sim "olhômetro".

Por favor: Eu peço para você curtir e/ou comentar sobre esse artigo, na fan page ou grupo do site lá no Facebook. Somente assim, eu saberei se os meus artigos estão te ajudando. Se você ficar em silêncio, não estará colaborando com a minha intenção de te ajudar.

Eu espero ter te ajudado com o artigo de hoje aqui no Dicas Para O Cabelo ;)

Atenção! Todas as resenhas que eu faço são baseadas nas minhas experiências, portanto, o fato de um produto ter dado certo comigo, não significa que dará certo com você ou vice versa, por isso, é natural que algumas pessoas gostem dos produtos e outras não.