Cronograma Capilar

Hoje aqui no Dicas Para O Cabelo, o assunto é Cronograma Capilar (CC). Eu espero que goste das dicas de hoje. Vem comigo ;)

O que é Cronograma Capilar?
É um tratamento capilar com três fases e que para fazer efeito, necessita que seja feito por pelo menos um mês.

Todas as pessoas podem fazer cronograma Capilar, mas o resultado é mais visível nos cabelos quimicamente tratados (coloração, decapagem, permanente, alisamento, descoloração...).

São três fases:
  • Hidratação: Reposição hídrica – Repor a água que o seu cabelo perdeu. Componentes principais para a hidratação: Bepantol, Extrato de algas, Aloe Vera, geleia real...;
  • Nutrição: Reposição lipídica – Reposição de oleosidade nos fios. Componentes principais para a nutrição: Vitaminas, cisteína, creatina, ceramidas, Proteínas do trigo, aveia, óleos como os de Argan, coco... Manteigas como as de cupuaçu...;
  • Reconstrução: Reposição proteica/Massa capilar – Repor proteína no cabelo que por, exemplo, foi descolorido, ou colorido, possui quebra, queda, frizz, emborrachado, ressecado, poroso... Componentes principais para a reconstrução: Colágeno, geleia real e queratina com os seus aminoácidos: Cisteína, serina, prolina e arginina).
Você pode potencializar as máscaras que comprar para cada fase, portanto, se você não tem condições de comprar máscaras caras, não se preocupe! Você pode comprar uma única máscara potente e quando for usá-la para cada fase, potencializar com os componentes referentes a cada fase como descrevi acima.

Exemplo: Você tem a máscara Morte Súbita da Lola Cosmétics e a mesma por conter como princípio ativo óleo, trata-se de uma máscara de nutrição, mas na fase da nutrição você pode potencializar com óleo de Argan ou azeite extra-virgem. Na fase da hidratação, você pode potencializar a máscara Morte Súbita com bepantol. Na fase da reconstrução, você pode usar colágeno. Basta seguir os componentes que escrevi no início do artigo.

Dicas:
  • 1ª. Nunca potencializar o pote da máscara, fazendo isso mudará o pH original da máscara e isso estragará seu funcionamento, portanto, somente potencializar o que será usado.
  • 2ª. Pegar a quantidade que será usada somente com colher ou pá de plástico. Jamais pegar os produtos do pote com utensílios como, por exemplo, alumínio, madeira, suas mãos, etc. Ambos mudarão o pH original do produto, portanto, estragará o produto.
  • 3ª. Se utilizar touca de alumínio, coloque por baixo uma touca de plástico, pois touca de alumínio solta resíduos de alumínio no cabelo e com o tempo isso prejudicará os fios capilares. Não usar touca térmica, aquece demais e estraga o cabelo.
Qual é a diferença entre "reparar" e "reconstruir"?
Reparar significa usar o mesmo produto da reconstrução, porém, sem potencializar o produto. Exemplo, se a máscara de reconstrução já tiver colágeno como princípio ativo, no dia da reparação, você não deverá potencializar acrescentando mais colágeno. Acrescente somente no dia da reconstrução.
As outras fases, você deve potencializar. Somente na fase da reparação é que não é indicado. Se a máscara que você usa não possuir nenhum componente referente à reparação, aí sim você deve potencializar, porém, menos que a metade da quantidade que você usa para potencializar nos dias de reconstrução.

Outra dica importante: Um cabelo detonado, não deve reconstruir o cabelo no primeiro mês com a queratina sendo princípio ativo. Use outros componentes que foram citados no início do artigo referente à reconstrução, menos queratina.
A queratina enrijece o cabelo e ao enrijecer um cabelo que não está hidratado e nem nutrido, este ao ser enrijecido se quebrará. Muitas pessoas usam queratina sem ter noção que em excesso, o cabelo tem resultado contrário e fica quebradiço.
Imagina uma máscara cujo princípio ativo é queratina, daí você potencializa com mais queratina. Os shampoos, condicionadores e cremes sem enxágue geralmente possuem queratina na composição, ou seja, seu cabelo ficará sobre carregado de queratina.
Queratina é indicada sim, mas somente depois que o cabelo estiver hidratado e nutrido. Existem outros componentes que dão tanta força quanto a queratina e não causa esse enrijecimento, então, olhe a listagem que cite no início do artigo.

Mais uma dica importante! A queratina só tem seu poder ativado quando é usado secador + chapinha, A queratina é muito forte e por isso não consegue penetrar nos fios sem ter calor para ativá-la, então, não se preocupe quando usar produto com queratina como princípio ativo nos dias de reparação, basta não potencializar acrescentando mais queratina e também basta não usar secador + chapinha nesse dia.

Tem mais! Não é aconselhável fazer escova nos dias das hidratações, pois o atrito da escova nos fios capilares remove o resquício que ficou nos fios após o enxágue. Quer usar o secador? Use, mas utilize as mãos dentre os fios para ajudar a secar, menos escova. De qualquer forma, não é recomendável secador e nem chapinha nos cabelos que precisam de tratamento, pois mesmo com produtos que possuem filtro solar, o calor desses aparelhos colabora com o ressecamento dos fios.

Eu faço cronograma capilar no meu cabelo. O meu cabelo quando iniciei estava exageradamente ressecado por conta da descoloração, coloração e também Violeta Genciana.

Eu montei o meu CC assim:
  • Primeira semana: Hidratação, hidratação, nutrição.
  • Segunda semana: Hidratação, hidratação, reparação.
  • Terceira semana: Hidratação, hidratação, nutrição.
  • Quarta semana: Hidratação, hidratação, reconstrução.
Eu usei as máscaras Morte Súbita (nutrição)Dream Cream (reparação e reconstrução) e Milagre (hidratação) da Lola Cosmetics. Eu intercalei o uso da Dream Cream com a Sweet Jelly da Sweet Hair Professional. Eu gosto muito das duas. Durante o cronograma capilar, eu não usei a Sweet Jelly ou Dream Cream ativando a queratina com chapinha. Eu as usei devido aos outros nutrientes de força que elas possuem. O meu cabelo durante o cronograma, não recebeu o calor do secador e nem da chapinha. Eu só usei chapinha nos dias de cauterização.

Meu cabelo antes de começar o tratamento capilar:



Meu cabelo depois do tratamento capilar com cronograma e cauterização:



Você pode usar os produtos de sua preferência, mas caso queira usar os mesmos produtos que eu, na 4U Cosméticos tem esses produtos e com ótimos preços, veja os links abaixo:
Por favor: Eu peço para você curtir e/ou comentar sobre esse artigo, na fan page ou grupo do site lá no Facebook. Somente assim, eu saberei se os meus artigos estão te ajudando. Se você ficar em silêncio, não estará colaborando com a minha intenção de te ajudar.

Eu espero que tenha gostado do artigo de hoje aqui no Dicas Para O Cabelo :)

Atenção! Todas as resenhas que eu faço são baseadas nas minhas experiências, portanto, o fato de um produto ter dado certo comigo, não significa que dará certo com você ou vice versa, por isso, é natural que algumas pessoas gostem dos produtos e outras não.