Para Quê Serve E Como Usar O Shampoo Anti-Resíduos?

O artigo de hoje aqui no Dicas Para O Cabelo, fala sobre para quê serve e como usar o shampoo anti-resíduos (AR). Também conhecido como shampoo de limpeza profunda. Vem comigo! ;)
Você usa shampoo, condicionador, máscaras, leave-in, reparador de pontas e óleos vegetais/minerais?
Lava o seu cabelo todo dia, um dia sim outro não, de três em três dias ou uma vez por semana? Não importa de quanto em quanto tempo, o que importa é que o excesso desses produtos no seu cabelo mesmo lavando, uma hora fará esses produtos pararem de funcionar.
Você vai achar que o cabelo viciou ou que o fabricante mudou a fórmula, mas na realidade a culpa dos produtos pararem de funcionar, é do excesso de química impregnado nos fios capilares.
Para os produtos funcionarem como antes, é necessário usar o shampoo de limpeza profunda (antiresíduos/AR).

Como esse shampoo age no cabelo? Esse shampoo possui pH alcalino e é usado para abrir a cutícula dos fios capilares. Ao abrir a cutícula, ele efetua uma limpeza profunda para que depois possamos depositar nos fios, qualquer produto que desejarmos. Seja tratamento capilar, coloração ou outras químicas mais fortes.

O shampoo AR é utilizado de quinze em quinze dias para remover o excesso das químicas e também é utilizado antes dos tratamentos capilares. Também pode ser utilizado antes das colorações (assunto para outro dia). Para essas situações o pH desse shampoo deverá medir nem mais e nem menos que 8,0.

Esse shampoo também é utilizado antes das químicas fortes como: Alisamento, progressiva, relaxamento, permanente... Nesse caso o pH geralmente é maior que 8,0. Depende do que o fabricante do produto de química forte determinar. E para um melhor funcionamento, o shampoo deverá ser do mesmo fabricante da química forte. Essas químicas mexem com a estrutura capilar, então, nesse caso é melhor usar tudo da mesma marca.

Cabelos que estejam extremamente ressecados, porosos e ou elásticos deverão evitar usar esse shampoo. Isso porque cabelos nesse estado já possuem o pH alcalino (cutícula aberta). Esse tipo de cabelo deverá usar shampoo branco/cremoso. Também pode usar shampoo neutro (pH 7,0), visto que o shampoo neutro não altera o pH do cabelo e o cabelo nesse caso estando alcalino, será facilmente lavado por um shampoo neutro (pH7,0). Pense! O cabelo está com a cutícula aberta (alcalino) devido as químicas que foram usadas nele, então, o shampoo neutro fará a limpeza no fio sem alterar o pH. O mesmo acontece se usar shampoo neutro em um cabelo com pH natural que é acido entre 4,5 e 5,5. O shampoo neutro não alterará o pH.

Uma observação.:
Já li muitos blogs Brasileiros falando sobre o cabelo de uma criança até x idade possuir o pH diferente do pH de um adulto e que o pH da criança é 7,0. Em todos os cursos presenciais que eu já fiz e também pesquisas em sites dermatológicos internacionais, aprendi que o pH do cabelo de um bebê é igual ao pH do cabelo de um adulto. A diferença é que uma criança não usa química no cabelo, portanto, não precisa usar shampoos ácidos entre pH 5,0 e 6,0. O shampoo neutro pH 7,0 como não altera o pH do cabelo, é obviamente o mais indicado para o uso infantil.
Quando comprar um shampoo neutro, verifique se este verdadeiramente possui pH 7,0. Existem marcas vendendo shampoo neutro não sendo neutro. O mesmo eu falo do shampoo anti-resíduos, existem marcas vendendo shampoo anti-resíduos com pH menor que 8,0. Muita atenção na hora de comprar.

Importante! Shampoo anti-resíduos deverá ter pH 8,0 para cima (alcalino), portanto, fuja de shampoos anti-resíduos com resenhas na Internet informando que o cabelo fica macio e/ou sedoso. Isso é impossível! Quando usamos shampoo anti-resíduos, o cabelo fica áspero, necessitando de máscara e/ou condicionador. Com certeza o pH desse shampoo não é 8,0, mas sim no máximo 7,0. Eu mesma já comprei há muitos anos (eu não entendia nada do assunto), shampoo que se dizia anti-resíduos, mas o pH era 7,0. Estava escrito na embalagem.

Se o seu cabelo não possui a cutícula aberta (ressecado e/ou poroso e/ou elástico), significa que seu cabelo está normal (cutícula fechada), portanto, o shampoo neutro pH 7,0 não vai ter efeito de limpeza profunda no seu cabelo.

Atenção! O shampoo neutro limpa sim qualquer cabelo, desde que a intenção não seja efetuar limpeza profundaEsse shampoo só consegue efetuar "limpeza profunda" em um cabelo que já esteja com a cutícula aberta (ressecado e/ou poroso e/ou elástico) e por ser pH neutro, ele não alterará o pH desse cabelo.

Se você parou de usar algum produto que gosta, por achar que ele parou de funcionar no seu cabelo, faça o teste. Pode não ter mudado a fórmula, mas sim parado de funcionar devido o excesso de química nos fios capilares. Use o anti-resíduos pH 8,0 e seja feliz com o seu produto preferido ;)

Por favor: Eu peço para você curtir e/ou comentar sobre esse artigo, na fan page ou grupo do site lá no Facebook. Somente assim, eu saberei se os meus artigos estão te ajudando. Se você ficar em silêncio, não estará colaborando com a minha intenção de te ajudar.

Eu espero que tenha gostado das Dicas Para O Cabelo de hoje :)

Atenção! Todas as resenhas que eu faço são baseadas nas minhas experiências, portanto, o fato de um produto ter dado certo comigo, não significa que dará certo com você ou vice versa, por isso, é natural que algumas pessoas gostem dos produtos e outras não.