O que é cauterização? E Para que serve?

A cauterização é uma reestruturação capilar que também é conhecida como plástica capilar. Ela serve para cicatrizar as cutículas do cabelo através da hidratação utilizando produtos especiais. 


Você sabia que o cabelo que tem prioridade para uma hidratação é o cabelo seco/ressecado? A hidratação é recomendada para que o cabelo tenha mais resistência, brilho e vitalidade e isso o tornará saudável. A hidratação deverá ser feita pelo menos uma vez por mês, mas quando estamos no verão o cabelo resseca ainda mais, então, é necessário fazer hidratação pelo menos duas vezes no mês.
O tempo certo para que a hidratação faça efeito no cabelo é de 15 a 20 minutos e não deve jamais ultrapassar esse tempo, ao ultrapassar seu cabelo poderá quebrar. Siga a risca o tempo descrito na embalagem do produto, nunca ultrapasse.

A hidratação deverá ser feita com o cabelo limpo e semi-úmido. Para que o efeito seja 100%, o ideal é utilizar um shampoo anti-resíduos para que remova toda impureza dos fios como suor, poeira, produtos utilizados até o momento da hidratação, enfim, ao lavar com shampoo anti-resíduos você estará fazendo uma limpeza profunda e ao mesmo estará abrindo as cutículas dos fios para aí sim os fios receberem uma hidratação potente.

Agora vamos ao assunto tão esperado. Já era sem tempo não é, Paula? Dãããã...


A queratina é um dos componentes especiais do fio capilar que é formado por aminoácidos que preenchem a fissura e recompõem a fibra do cabelo. Penetra na cutícula do cabelo, hidratando e restaurando os fios capilares, devolvendo maciez, brilho e repondo a queratina natural do cabelo. Quando perdemos a queratina a nossa fibra capilar se desgasta deixando os fios capilares secos, quebradiços, porosos e sem vida.
A queratina tem a função de fortificar os cabelos e não de proporcionar um toque sedoso. Os fios podem até ficar um pouco ásperos e endurecidos, já que a substancia preenche os espaços entre as cutículas. É fundamental complementar o processo de reconstrução da fibra capilar com tratamento nutritivo, para garantir flexibilidade. Se o fio estiver saudável ou apenas ressecado, o tratamento pode dar um efeito contrário, deixando o cabelo endurecido demais, com possibilidade de partir. Por isso a cauterização é indicada apenas para cabelos realmente fragilizados pela ação da química ou para os extremamente longos e que não são cortados há muito tempo.

Chegando ao assunto de hoje... Até que enfim Paula, pô hahahaha...


O componente principal da cauterização é exatamente a queratina que ao fazermos cauterização estaremos repondo a queratina perdida.
A cauterização é uma reestruturação capilar que também é conhecida como plástica capilar. Ela serve para cicatrizar as cutículas do cabelo através da hidratação utilizando produtos especiais. Sua principal função é recuperar a elasticidade dos fios. Esse tratamento age desde o córtex até as cutículas, ou seja, age por dentro dos fios capilares. A cauterização nada mais é que uma hidratação forte/profunda que devolverá elasticidade aos fios suavizando as pontas duplas ao selar as cutículas e conseqüentemente estará eliminando o frizz (fios arrepiados).

Atenção!
A maioria dos produtos capilares possui queratina, até mesmo as máscaras capilares para hidratar ou nutrir possuem em sua composição uma pequena porcentagem de queratina, por isso, não aconselho fazer cauterização utilizando queratina pura, isso poderá causar quebra nos fios capilares.

Eu vejo muita gente com duvida sobre cauterização e cauterização fria. Saiba a diferença entre as duas:

Cauterização tem como seu principal componente a queratina e para que a queratina penetre nos fios é necessário usar o calor do secador e da chapinha, sem o calor a queratina não penetra nos fios, portanto, não fará efeito. Somente o secador não adiantará, é necessário utilizar chapinha também.

Cauterização fria, na verdade é uma reposição de massa capilarComo na cauterização fria não é utilizado o calor do secador e chapinha para selar a cutícula, é necessário fechar a cutícula com algum neutralizante. Esse neutralizante pode ser os que eu uso após qualquer procedimento químico chamado Neutralizante Universal Max Beauty Neutramix ou Creme neutralizante 3 em 1 terapia capilar pós química keraform. Já usei o neutralizante líquido lisa hair Embelleze também, mas esse apenas neutraliza, enquanto, que os dois citados primeiros, além de neutralizarem, também tratam os fios. Tem também a loção neutralizante wellastrate da wella, mas esse neutralizante ainda não usei na cauterização fria, então, não posso falar de sua ação, mas serve também e é Wella né! ;) Eu uso o neutralizante da Wella quando faço relaxamento ou alisamento nas minhas clientes. Esse neutralizante é excelente. Todos eles, você encontra a venda aqui.

Na cauterização fria não se usa máscaras com a queratina sendo princípio ativo, pois como eu disse a queratina só faz efeito com o calor da chapinha. Na cauterização fria devemos usar outros princípios ativos que deem força como, por exemplo: Colágeno, elastina, arginina, proteína vegetal do trigo ou outra proteína vegetal. Repetindo, menos queratina. A queratina pode estar presente na composição, mas não pode ser o princípio ativo.

Voltando ao assunto da cauterização normal que é a que usamos queratina e calor... Vamos ao procedimento? ;)




Procedimento da cauterização:
  • 1. Lave duas vezes o cabelo com shampoo anti-resíduos para abrir as cutículas e preparar os fios para receber a máscara;
  • 2. Tire o excesso de umidade dos cabelos com uma toalha;
  • 3. Separe os cabelos em mechas e aplique uma máscara de reposição de massa capilar;
  • 4. Enluve as mechas, uma a uma a cada aplicação da máscara. Deixe agir por 20 minutos e enxague somente com água.
  • 5. Atenção! Lembra do que eu disse acima? Não utilize queratina líquida ou queratina creme sozinha. Nesse passo utilize uma máscara de nutrição e nela misture apenas 5ml/5g de queratina líquida ou de queratina creme. Isso evitará excesso de queratina no seu cabelo, portanto, evitará que os fios capilares fiquem rígidos e se quebrem.


  • Separe os cabelos em mechas novamente e aplique a máscara de nutrição com a queratina (5ml/5g) mecha a mecha enluvando bem. Deixe agir por 10 minutos. Não enxague.
      • 6. Separe o cabelo novamente em mechas e seque com um secador. Em seguida passe a chapinha para a queratina penetrar nos fios com maior eficiência.
      • 7. Para finalizar passe um óleo á base de silicone para baixar os fios novos.
      Atenção! Tem gente que não gosta de usar silicone devido ao fato de alguns blogs falarem mal dos silicones insolúveis, mas saiba que o silicone para um cabelo que necessita de tratamento é primordial no final do procedimento. O silicone, reparador de pontas, enfim, ajuda no selamento da cutícula. O mesmo apesar de não permitir a penetração de umidade externa, ele também não permite a saída dos nutrientes que foram depositados nos fios capilares no momento do tratamento. Lembre-se! A cauterização é para ser usada somente de 15 em 15 dias, portanto, o uso do silicone nesse momento não lhe trará problemas, pelo contrário, ajudará no tratamento.

      O shampoo a ser utilizado para fazer o tratamento é o anti-resíduos. Ele sim elimina todo o excesso de resíduos para depositar os nutrientes necessários do tratamento.


      Para fazer cauterização, o cabelo primeiro deverá ser tratado com hidratação e depois nutrição por no mínimo 15 dias, por último fazer cauterização. Um cabelo sem água (hidratação) e óleo (nutrição) ao receber queratina, sofrerá quebra.

      Atenção! Cabelo que necessita de tratamento (hidratação, nutrição e reconstrução), deverá evitar o uso do shampoo antiresíduos, portanto, procure usar shampoos cremosos ou neutros pH 7.0 (shampoo neutro não altera o pH dos fios) durante o tratamento. Use shampoo antiresíduos (pH 8.0) somente quando chegar na fase da cauterização. Quando chegar nessa fase, significa que o cabelo já recebeu os outros nutrientes. Deixe para fazer a cauterização após 30 dias (ao invés de 15 dias) de tratamento com nutrição, hidratação e reconstrução. Dentro desse tempo se preferir repor massa, dê preferência para a cauterização fria.

      Meu cabelo por conta da química chegou a ficar nesse estado:


      As fotos abaixo são do meu cabelo hoje. Até hoje meu cabelo ainda necessita de cauterização e cronograma capilar e faço todos periodicamente. Veja o resultado. Na cauterização normal eu uso as máscaras da Lola Cosmetics: Morte Súbita (nutrição) e Dream Cream (reposição de massa). No Cronograma Capilar, eu estou usando as duas já citadas e Milagre (hidratação) também da Lola Cosmetics. Costumo intercalar o uso da máscara Dream Cream com a Sweet Jelly da Sweet Hair Professional que é simplesmente perfeita também.

      Estou a mais de seis meses sem fazer reflexo na raiz, estou que é uma agonia só, mas tratá-lo sem química foi a melhor coisa que eu fiz. As pessoas vêem e pensam que é relaxamento, mas não. Só eu sei o que passei com o meu cabelo quando estava destruído, mas hoje o meu cabelo graças à Deus é outro. Ah... Eu também precisei da vitamina T (tesoura) :) 


      Produtos da Lola Cosmetics com preços ótimos, clique aqui
      Neutralizantes com preços ótimos, clique aqui.
      Sweet Jelly aqui.

      Qualquer hora farei um artigo falando sobre a cauterização fria.

      Espero ter ajudado com as Dicas Para O Cabelo de hoje ;)



      Veja os artigos:

      Atenção! Todas as resenhas que eu faço são baseadas nas minhas experiências, portanto, o fato de um produto ter dado certo comigo, não significa que dará certo com você ou vice versa, por isso, é natural que algumas pessoas gostem dos produtos e outras não.