Procedimento Para Descoloração

Oie... Você que me acompanha a bastante tempo, tudo bem? Eu espero que sim :) Eu tenho andado sumida aqui no blog por diversos motivos, mas apesar de parecer, eu não te abandonei! Olha eu aqui ;)
Espero que goste das Dicas Para O Cabelo de hoje :)

Descolorir o cabelo sem detonar os fios é impossível. O profissional pode detonar pouco ou muito. Para que o cabelo não detone muito, o certo é tratar antes, durante e depois.

Quando um cliente com Cabelo Ressecado, Cabelo Poroso ou até mesmo Cabelo Elástico procura um profissional, este deve informar que é necessário que o cliente faça um Tratamento Capilar primeiro, seja em casa ou no salão.


Geralmente, o cliente procura o salão quando possui algum evento para ir, então, não quer fazer tratamento, mas sim química para chegar divando no evento.

Nesse caso, para que o cabelo do cliente não fique ainda mais detonado e este saia falando mal do profissional, é necessário tratar antes da descoloração, durante e depois. Para isso, inclua no valor da descoloração (global, luzes, reflexo, mechas), o valor de uma hidratação potente, ou seja, quando o cliente pagar para descolorir, estará pagando também por um tratamento.

Como proceder:

Você deverá lavar o cabelo do cliente com shampoo cremoso. Não use antiresíduos em um cabelo detonado. Mesmo um cabelo estando bom, nesse processo não é aconselhável o uso do shampoo antiresíduos. O shampoo antiresíduos tem pH alcalino e o cabelo já será judiado pelo pH alcalino da descoloração.

Faça uma hidratação nos fios, enluvando bem mecha a mecha.
Dê preferência para produtos que o princípio ativo não seja Queratina. Use como princípio ativo Óleos Vegetais, Manteigas, Pantenol, Glicerina... A queratina enrijece os fios e como o cabelo está frágil, primeiramente devemos repor o óleo e a água perdidos. Um cabelo elástico, ressecado e ou poroso se receber queratina sem antes ser nutrido e hidratado, enrijecerá e se quebrará. Pode sim ser usado princípio ativo que dê força como Colágeno, por exemplo, e Aminoácidos, menos queratina. A hidratação pode até possuir queratina na Composição, mas a queratina não poderá ser o Princípio Ativo.

Quando secar o cabelo com secador, não utilize escova. O atrito da escova nos #FiosCapilares remove o resquício da hidratação que ficou nos fios, ou seja, a hidratação com o uso da escova, terá sido em vão.

Ao preparar a mistura do  Pó Descolorante + Oxidante, coloque um pouco de creme sem enxague que tenha Filtro Solar (creme para pentear, leave-in...).
O filtro solar protegerá o fio, visto que é normal o aquecimento do pó + oxidante no cabelo. Obs.: A mistura aquecer nos fios é normal, ferver não. Também acrescente um pouco de Óleo De Côco extra-virgem prensado à frio (o óleo de Côco é otimo para o cabelo e por ser transparente não amarela os fios). Quantidade do creme sem enxágue: 5 gotas. Quantidade do óleo: Uma colher de café. O creme e o óleo não atrapalharão o funcionamento do pó + ox. A diferença está no tempo para descolorir que vai "demorar" um pouco. Em compensação essa mistura ajudará ao cabelo não ficar tão detonado. Cabelo bonito, cliente feliz. O cliente estando feliz voltará e o profissional terá boa reputação. Lembrando que a melhor propaganda é boca a boca.

Se desejar descolorir para obter Louro Platinado ou Louro Perolado:

Essa descoloração deverá alcançar o tom 10.0, mas se o cabelo for escuro não atingira tom 10.0 na primeira descoloração, portanto, deverá ser feita uma segunda descoloração se o cabelo aguentar. Na segunda descoloração, deverá utilizar um oxidante menor que o oxidante da primeira.

Dica1: O oxidante 12% não é compatível com muitas químicas, portanto, utilize sempre no máximo 9%. Isso facilitará a sua vida, toda vez que seu cliente fizer alguma química com você.
Se você seguir a minha dica, use no primeiro procedimento o oxidante 9% e no segundo, o oxidante 6%.

Dica2: Para a descoloração não deixar o Cabelo Amarelado e nem o Cabelo Alaranjado, use pó descolorante e oxidante de cor violeta.

Lave o cabelo novamente com shampoo cremoso. E em seguida deposite pigmento nos fios capilares.

Sobre Pigmento:

Quando eu falo: "deposite pigmento", me refiro à coloração permanente (contém amônia e oxidante). O cabelo após a descoloração, ficou sem pigmento. Aplicar tonalizante  (não contém amônia) e ou desamarelador (não contém amônia, nem oxidante, só contém pigmento), no primeiro banho que o seu cliente lavar o cabelo, ele te xingará porque a cor mudará. No segundo banho que ele lavar o cabelo, na certa vai te procurar.

Tem profissional que faz isso propositalmente, para a cliente voltar ao salão toda semana e gastar com manutenção, mas eu particularmente não acho isso inteligente. A forma correta e com isso conquistar o cliente, seria depositar pigmento permanente. O cabelo além de passar a ter pigmento, vai demorar quinze dias para oxidar. Seu cliente ficará com o cabelo mais bonito e ficará satisfeito com seu trabalho. Com certeza, se tornará cliente fiel.

O profissional deverá usar a coloração permanente ainda no lavatório. Eu preparo: Coloração + oxidante 6% + água morna. Passo nos fios massageando mecha à mecha até a coloração fixar no cabelo. Muito cuidado! Apesar de colocar um pouco de água morna, a coloração é permanente, portanto, possui amônia. E o oxidante 6% abre 1 tom. O "olhômetro" é muito importante nessa hora.

● No caso de platinar, sempre uso coloração com final /1 ou /11 depende da cor que a descoloração atingiu;
● No caso de perolar, sempre uso coloração com final /89, /21, ou /12.

Após colorir os fios, enxague e faça uma nova hidratação. Seguindo a mesma linha de raciocínio da hidratação anterior.

Sobre Manutenção:

O cabeleireiro deve informar ao cliente, que este para manter a cor e brilho nos fios capilares, deverá comprar um kit para manutenção da cor. Nós sabemos que para mudar a cor do cabelo e deixá-lo bonito, não basta colorir. Clientes com cabelo vermelho ou louro são piores, se tornam escravos da manutenção. Se o cliente preferir fazer manutenção no salão quinzenalmente, não tem problema, mas é importante fazer a manutenção diária em casa.

Exemplo de kit para loiros: Shampoo e condicionador desamareladores progressivos (podem ser usados todo dia para evitar a oxidação), máscara matizadora instantânea (usar de quinze em quinze dias) e creme sem enxágue com filtro solar. Usando o shampoo e o condicionador progressivos diariamente, a máscara matizadora instantânea não terá muito trabalho para desamarelar, o que torna essa manutenção perfeita.

Depois que enxaguar a hidratação final:

Utilize um creme neutralizante.
Para o profissional que está começando agora, saiba que o neutralizante é usado para fechar a cutícula, trazendo o cabelo para o pH ácido, visto que a química abrindo a cutícula, deixou os fios com pH alcalino. O neutralizante por fim cessa o efeito da química nos fios.

Finalizando a sua obra de arte:

Seque o cabelo utilizando o secador, mas não faça #escova, muito menos #chapinha. Explique para o cliente que não é recomendado. Se o cliente ainda assim quiser fazer escova, faça! Mas deixe claro que a hidratação não fará o efeito desejado e que ele poderá voltar ao salão no dia seguinte para escovar. Assim já dará tempo suficiente para a hidratação penetrar e a escova não removerá a hidratação.

Cabelos com química devem evitar secador e chapinha:

Todo cabelo com química não é 100% saudável. Uns tem aparência saudável, mas não significa serem saudáveis, por isso, cabelo com química deve ter manutenção diária,quinzenal e mensal dependendo do tipo de tratamento.
A chapinha e o secador só pioram o cabelo que possui química, mesmo usando produtos com filtro solar, portanto, não é recomendável utilizar chapinha e secador em um cabelo ressecado, elástico ou poroso. Resumindo: Cabelo sem vida.

Detalhe: Mesmo com todos os cuidados que eu tomo, o cabelo corre o risco de ficar detonado. A diferença, é que detonará menos.

Por quê mesmo com todos esses cuidados, o cabelo corre risco de ficar detonado?

Porque todo cabelo tem um passado. Você não sabe o que foi feito no cabelo do seu cliente, antes dele se tornar seu cliente. E a verdade seja dita, muitos clientes mentem quando o profissional faz perguntas sobre o histórico capilar. Ah... E por mais que a gente entenda de química, química é uma caixinha de surpresas.

Nunca devemos fazer procedimento químico sem antes fazermos teste de mecha. Podemos trabalhar com um determinado produto por muitos anos, mas não sabemos se algum cliente terá problema. Tem mais! Será que o lote desse produto estará bom!??? Portanto, não confie em produto algum. Sua reputação só depende unicamente de você.

Eu faço descoloração dessa forma e graças à Deus dá muito certo!

Ah...Mas Paula, dá muito trabalho fazer isso tudo e eu cobro muito barato, não dá para eu acrescentar tratamento capilar.

Eu te respondo: Quando o cabelo dos seus clientes ficar detonado, eles sumirão do seu salão. Cobrar barato sai caro para eles e para você. Eles com o cabelo detonado procurando conserto em outro lugar e você com o salão vazio tendo conta para pagar.

Faça três peços: Uma descoloração com produtos baratos (exemplo: Yamá/Amend...), uma descoloração com produtos meio termo (exemplo: Alfaparf/Lola/Inoar...) e uma descoloração com produtos caros (L'oréal/Wella...). Explique o motivo da diferença de preço. Dessa forma, você atenderá três públicos.

Espero que tenha gostado das Dicas Para O Cabelo de hoje :)

Atenção! Todas as resenhas que eu faço são baseadas nas minhas experiências, portanto, o fato de um produto ter dado certo comigo, não significa que dará certo com você ou vice versa, por isso, é natural que algumas pessoas gostem dos produtos e outras não.