Saiba Sobre Pré-Pigmentação

Você sabe o que é pré-pigmentação? A pré-pigmentação é um método utilizado nos cabelos brancos, loiros e descoloridos. Se o cabelo branco ou loiro tiver saudável ou poroso, não importa! Esse método é importantíssimo para o cabelo branco, descolorido ou loiro. Por quê, Paula? Vem comigo! ;)

O objetivo da pré-pigmentação é evitar o tom indesejado, evitar o desbotamento e evitar manchas. Por isso, que fazer coloração em casa sem ter conhecimento, é complicado! Você pode achar que seu cabelo está arrasando, mas não se assuste se você ouvir alguma crítica com relação a cor do seu cabelo.

A pré-pigmentação é a aplicação da coloração que antecede a coloração desejada para haver fixação da cor.








Como a pré-pigmentação está relacionada ao cabelo branco, descolorido e loiro, vamos aos exemplos:

Você tem o cabelo loiro 10/0 e o loiro 10/0 possui o fundo de clareamento amarelo. Se você tem intenção de colorir o seu cabelo de vermelho 6/66, o que você faria?

Errou se respondeu, aplicar a coloração 6/66 e pronto! Isso porque o fundo de clareamento do vermelho é vermelho, então, se você aplicar uma coloração de fundo de clareamento vermelho por cima de uma coloração com fundo de clareamento amarelo, a mistura do vermelho com amarelo dará a cor laranja. Olha a colorimetria aí ;) Seu cabelo ao invés de ficar vermelho, ficará laranja. Para que isso não aconteça, é necessário pré-pigmentar o cabelo loiro com a coloração vermelho. Ao pré-pigmentar o amarelo com o vermelho, o cabelo ficará laranja, aí em seguida deverá colorir o cabelo como de costume com a coloração vermelho. Agora sim, o cabelo terá a cor desejada, vermelho.

Se o seu cabelo é branco, ou seja, não possui melanina e você deseja escurecer, o procedimento é o mesmo.
Tem gente que não pré-pigmenta o cabelo branco com colorações que possuem nuances. O raciocínio de alguns profissionais é o seguinte: "O cabelo branco não possui pigmento, logo não preciso me preocupar com o fundo de clareamento". Aí por causa desse raciocínio, alguns profissionais pré-pigmentam o cabelo branco somente com base.
Eu sou chata! Perfeccionista ao extremo. Sou o que alguns chamam de caxias. Teve uma única vez que eu resolvi agir como esses profissionais e apliquei tom base na pré-pigmentação de um cabelo branco.
Conclusão: Me ferrei ao cubo. Eu precisei neutralizar, enfim, deu trabalho aquele cabelo, portanto, eu pré-pigmento da forma como eu julgo correta. Não custa nada já que vou pré-pigmentar, utilizar uma pré-pigmentação com nuance.

A pré-pigmentação nada mais é que você depositar cor artificial no cabelo que não possui melanina (cabelo branco) ou que possui melanina amarelo (cabelo loiro/descolorido).

Agindo dessa forma, você obterá a coloração desejada com êxito.

Vamos a mais um exemplo:

Se você tem o cabelo loiro na altura do 9/0 e deseja colorir os fios de 5/0 castanho claro, se você aplicar a coloração 5/0 por cima do loiro 9/0, o seu cabelo ficará alaranjado porque o fundo do loiro 9/0 é amarelo e o fundo do 5/0 castanho claro é vermelho. Vermelho + amarelo = laranja.

Como pode perceber, a pré-pigmentação evita colorações indesejadas, por isso, devemos pré-pigmentar o cabelo loiro, descolorido e branco.

Paula, como saber quais colorações eu devo usar para pré-pigmentar?
A pré-pigmentação é feita com uma coloração de uma numeração acima ou igual a coloração desejada.

Se o seu cabelo possui mechas, dê atenção as partes mais claras, ou seja, é necessário reforçar a pré-pigmentação nas partes mais claras. Isso tudo evitará manchas.

Se você é profissional e entende sobre eumelanina e felmelanina, deverá depositar pigmento vermelho na pré-pigmentação dos cabelos que serão coloridos com base castanho.  E depositar pigmento amarelo na pré-pigmentação dos cabelos que serão coloridos com base loiro.

Paula, você está dizendo que pré-pigmentação, então, não é somente para cabelo branco, descolorido e loiro, ou seja, se meu cabelo é castanho 4/0 e eu quero colorir de loiro 9/0, eu devo pré-pigmentar meu cabelo com amarelo?
Exatamente, mas como eu disse acima, isso é assunto para o profissional da área. Não dá para explicar teoricamente, isso deverá ser testado em mechas ou bonecas para treino. Sendo assim, dependendo do que se deseja atingir, devemos dar atenção para as mechas claras ou mechas escuras na hora de pré-pigmentar.

Ah... Tem gente que conhece a pré-pigmentação com outros nomes como re-pigmentação, mordaçagem e outros. Para mim o fato de depositar coloração com água morna, antes da coloração final se chama pré-pigmentação, assim eu aprendi. E mordaçagem que é um assunto que já foi abordado aqui no site, para mim é a aplicação de peróxido de hidrogênio.

Tem cabeleireiro que não faz pré-pigmentação e nem mordaçagem no cabelo branco. Tem cabeleireiro que lava o cabelo somente com shampoo, seca com secador e aplica a coloração. O raciocínio é que o cabelo somente com shampoo, estará com a cutícula aberta, portanto, a coloração penetrará com facilidade sem ter necessidade da mordaçagem ou da pré-pigmentação.

Eu particularmente toda vez que faço coloração em cabelo com ou sem pigmento, prefiro lavar o cabelo do cliente. O cabelo lavado está sem as impurezas do dia a dia (suor, poeira...) e estará com a cutícula aberta, portanto, a coloração terá uma melhor fixação, mas mesmo assim, eu faço mordaçagem ou pré-pigmentação nos cabelos que precisam. Não abro mão dessas técnicas. Detalhe, a pré-pigmentação também é importante para cabelos que possuem melanina e fios grossos. Viu como eu sou chata!? Caxias totalmente (risos).

Assim eu aprendi a fazer pré-pigmentação. Assim eu faço e dar certo tanto com o cabelo branco, quanto com o descolorido, claro ou escuro.

Como proceder na pré-pigmentação? Veja:
  1. Se o seu cabelo estiver sujo, lave-o com shampoo e seque-o;
  2. Pegue a coloração da mesma cor ou uma numeração acima da coloração desejada e misture com água morna na proporção um por um. Exemplo: Coloração de 60g + 60ml de água morna;
  3. Aplique mecha a mecha uniformemente. Caso o seu cabelo possua mais de uma cor, passe bastante nas partes mais claras ou mais escuras, depende da situação;
  4. Deixe a pré-pigmentação agir por 20 minutos e seque com um secador. Obs.: Tem gente que não seca, mas eu particularmente prefiro, pois na minha concepção a coloração fixa melhor;
  5. Aplique a coloração desejada com peróxido de hidrogênio (oxidante) e deixe agir conforme a indicação do fabricante.
Importante!
  • Se você é profissional lembre-se do que eu falei acima, sobre depositar pigmentação amarelo ou vermelho;
  • A água morna é importante porque ajuda na abertura da cutícula;
  • Lavar o cabelo somente com shampoo para ajudar abrir a cutícula. Não usar shampoo anti-resíduos (tem cabelo que não pode usar AR). A intenção é limpar os fios e abrir a cutícula para melhor absorção da coloração. O shampoo cremoso ou neutro resolve.
Por favor: Eu peço para você curtir e/ou comentar sobre esse artigo, na fan page ou grupo do site lá no Facebook. Somente assim, eu saberei se os meus artigos estão te ajudando. Se você ficar em silêncio, não estará colaborando com a minha intenção de te ajudar.

Eu espero que tenha gostado do artigo de hoje aqui no Dicas Para O Cabelo ;)

Atenção! Todas as resenhas que eu faço são baseadas nas minhas experiências, portanto, o fato de um produto ter dado certo comigo, não significa que dará certo com você ou vice versa, por isso, é natural que algumas pessoas gostem dos produtos e outras não.